quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Terapia neural usa injeção de anestésico para tratar sintomas crônicos

Desconhecida no Brasil, a terapia neural propõe o tratamento de sintomas usando injeções de uma substância chamada procaína, que, segundo o método, provoca um estímulo no sistema nervoso e "reorganiza" funções do organismo.

A técnica, que surgiu na Alemanha na década de 1920 e é popular em países da Europa e da América Latina, tem princípios parecidos com os da acupuntura: considera o corpo como um todo e não se preocupa necessariamente com a cura.

Para a terapia neural, fatores físicos e emocionais, como um trauma ou uma cirurgia, desequilibram o sistema nervoso. Essas alterações levam a sintomas físicos, entre eles dores crônicas, insônia ou prisão de ventre.

A aplicação da substância seria capaz de restaurar o equilíbrio neurológico, o que contribuiria para o desaparecimento do problema.

"A terapia 'apaga' as memórias irritativas [relacionadas a traumas] do sistema nervoso", diz Afonso Jorge França, ortopedista e terapeuta neural.

A procaína é um anestésico local injetável pouco usado hoje. Nessa terapia, sua função de anestésico é a menos importante, tanto que é usada superdiluída.

"Pensamos na procaína como um estímulo, não como um remédio, assim como a agulha da acupuntura é um estímulo e o glóbulo da homeopatia é outro", afirma a terapeuta ocupacional Silvia Serber. Ela acabou de fazer um curso do método na Colômbia e está trabalhando com a técnica aqui no país.

Na terapia neural, uma cicatriz pode ser desbloqueada (como se a lembrança associada a ela fosse apagada). Cicatrizes, por sinal, são tidas como pistas importantes para tratar um problema.

Outro ponto fundamental é a saúde dos dentes --por ser uma região muito enervada--, o que faz a técnica ser praticada por dentistas.

"Grande parte das doenças sistêmicas têm origem na cavidade bucal. É possível aplicar a terapia na boca e tratar males à distância", diz Emiko Uchida, dentista que usa o método e faz uma pesquisa sobre o tema na USP.

HISTÓRICO DO DOENTE

Para o terapeuta neural, o sintoma e a história da pessoa são mais importantes do que o diagnóstico da doença.

Uma sessão (custa, em média, R$ 200) pode ter mais de 40 minutos de conversa. Só depois o profissional decide onde aplicar as injeções, quase sempre superficiais.

"Fazemos uma pápula, é uma bolhinha de líquido sob a pele. Essa bolha é reabsorvida rapidamente e isso já é suficiente para o estímulo nervoso", explica Serber.

Não há garantia de que o paciente saia da sessão livre do problema. Segundo França, o efeito anestésico em si dura cerca de 20 minutos. E o efeito neurológico varia de pessoa para pessoa.

Os terapeutas acompanham o paciente e, se preciso, fazem novas aplicações.

A psicóloga Nilce Silveira, 61, procurou a terapia neural para tratar uma tosse insistente e para deixar de roncar.
"Dói menos que tirar sangue. Fiz aplicações no peito e nas costas. Não parei de tossir na hora, mas saía da sessão aliviada e a tosse foi melhorando com o tempo. Foi a mesma coisa com o ronco."

Ela fez o tratamento há um ano. E, aos poucos, os problemas voltaram. "Faria de novo, foi uma boa ajuda", diz.

RISCOS


A terapia neural é contraindicada para quem tem alergia à procaína ou a outros anestésicos usados, como xilocaína.

Segundo a anestesiologista Fabíola Minson, membro da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor, a procaína é considerada mais alergênica do que outros analgésicos usados pela medicina convencional. Para ela, o tratamento oferece riscos.

"Qualquer procedimento invasivo tem risco de infecção. O fato de ser feito por não médicos me preocupa bastante."

Segundo José Oswaldo de Oliveira Júnior, neurocirurgião do Hospital A.C. Camargo, não há evidências suficientes para justificar a terapia neural. "O profissional que faz deve ter o consentimento do paciente e assumir o risco."

O Conselho Federal de Medicina ainda não avaliou o tema e não endossa e nem proíbe a terapia.


JULIANA VINES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails