quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Os diversos movimentos de massagem

Neste artigo falaremos dos diversos movimentos de massagem:

Deslizamentos – Effleurage

Geralmente sua direção é centrípeta – acompanhando os sistemas de retorno venoso e linfático. Consequentemente acompanha-se o sentido das fibras musculares que necessitam ser trabalhadas. É uma manobra básica, utilizadas em fases iniciais de massagem, proporcionando um primeiro contato com a gestante.

Deve-se iniciar lentamente e com o mínimo de pressão, então, gradativamente pode-se aumentar o ritmo e a pressão conforme a necessidade.

- Superficial: iniciando a massagem e quando for passar de uma manobra para a outra. É um toque lento e leve, com propriedades calmantes.

- Suave: quase o mesmo efeito do superficial, diferenciando por apresentar um toque com mais pressão. Tem o objetivo de preparar o corpo para receber uma massagem mais profunda.

- Profundo: Faz com que o sangue venoso e a linfa escoe rapidamente. Sempre em direção centrípeta. É um pouco mais vigoroso do que a manobra suave. Sua propriedade energética faz com que ocorra um aquecimento do local onde ocorre a massagem.

O deslizamento lento tem finalidade de acalmar e relaxar os nervos sensóreos. Suas mãos ficam abertas e flexíveis, de maneira que se moldam ao formato da parte que está sendo massageada. A effleurage ajuda a melhorar a circulação sanguínea superficial – seus movimentos seguem a direção do sangue venoso de volta para o coração.

Se o movimento for direcionado para o grupo mais próximo de linfonodos, ele também ajudará na drenagem linfática, livrando o corpo das toxinas. Mantenha os pulsos flexíveis e as mãos maleáveis, com movimentos contínuos.

A pressão exercida deve aumentar ligeiramente no final do movimento e depois voltar a um toque mais leve, mantendo sempre o contato da mão ou dos dedos com a pele.

Nas áreas maiores, como a coluna cervical use a palma de uma das mãos ou de ambas. Nas áreas menores, utilize a polpa dos dedos.

A effleurage com pressão leve ou moderada, feita de maneira lenta, prepara os tecidos moles para os movimentos da massagem, que são mais profundos. Os músculos subjacentes são aquecidos e relaxados, aliviando qualquer dor ou desconforto e permitindo maior liberdade de movimentos.

Assim que os músculos começam a perder a tensão, uma ação mais rápida de effleurage, com uma pressão mais profunda, pode energizar a animar.

Efeitos do deslizamento:

- ajuda a movimentar o sangue para os vasos sanguíneos e linfáticos.
- empurra o conteúdo dos órgãos digestivos.
- remoção dos agentes inflamatórios e restos metabólicos, reduzindo a dor.
- diminuição dos edemas.
- melhora o funcionamento do intestino, bem como a contração da musculatura involuntária da parede intestinal.
- relaxamento muscular.
- os movimentos suaves espalham o óleo pela superfície da pele e ajudam a acostumar a gestante à sensação de suas mãos no corpo dela.
- esta técnica promove uma continuidade entre os diferentes movimentos de massagem.
- a effleurage mais profunda impulsiona a eliminação de toxinas, aumentando o fluxo da linfa para os linfonodos próximos.
- o aquecimento provocado por esse movimento, juntamente com o óleo facilita a remoção das células mortas da superfície da pele, estimulando o crescimento celular.
- as glândulas sebáceas são ligeiramente estimuladas, deixando a pele mais macia e flexível.
- as glândulas sudoríparas são estimuladas, limpando a pele

Amassamento

É realizado para desintoxicar as fibras musculares. Provoca a drenagem sanguínea mais rápida, ajudando a eliminar as toxinas. As células ficam mais bem nutridas. É uma manobra que pode ser feita simples: em “S” ou “C”. Pode ser suave ou profunda.

Este movimento atinge pele e músculos. A musculatura deve estar relaxada, e o massagista deve realizar um movimento de amassamento de forma uniforme no grupo muscular de interesse.

Nos músculos da região posterior (costas) requerem esse tipo de manobra. A manobra do amassamento pode ser feita com as duas mãos, com os dedos.

Características dos Amassamentos:

- Mobilização dos tecidos.
- Alongamento e redução de aderências.
- Suave e superficialmente ajuda na redução de edemas, aumentando a eficácia dos pré-coletores linfáticos.
- Transporte de nutrientes aos músculos e outras estruturas.
- Dor e fadiga muscular são aliviadas, pois há eliminação dos resíduos metabólicos pela razão deste movimento trabalhar com as estruturas moles, aumentando a circulação tanto superficial como profunda.

Pinçamentos – Pétrissage

Executado com a extremidade dos dedos polegar, indicador e médio. Pinça-se pequena quantidade de músculos com uma e outra mão alternadamente.

Este movimento apresenta as seguintes características:

- Avermelhamento (hiperemia) devido ao aumento da circulação local.
- Estimula micro-contrações nos músculos voluntários e involuntários.
- Os capilares superficiais são estimulados a vasodilatação.
- Este movimento mantém ou melhora a tonicidade da pele.
- este movimento impulsiona o fluxo linfático até os próximos linfonodos, de forma que as toxinas e o excesso de fluido dos tecidos são eliminados.
- o amassamento profundo é eficaz para ajudar na circulação sanguínea e linfática pelas fibras musculares, reduzindo dor, tensão e rigidez. A estimulação da drenagem linfática e do suprimento sanguíneo proporciona as condições para uma recuperação mais rápida. A área também é aquecida, o que ajuda a aliviar e relaxar os músculos tensos.
- a compressão ajuda a quebrar e soltar adesões ou nódulos de tensão das fibras musculares.
- todos os movimentos do amassamento estimulam a secreção das glândulas sebáceas.

Vibração

Tem ação calmante, anti-espasmódica e analgésica, pois atua sobre as terminações nervosas sensitivas superficiais. Tem efeito estimulante da musculatura profunda quando aplicada com energia. Esta técnica visa tremer um ou ambos os braços, passando a sensação de tremor ao paciente.

Características da técnica:
- Ajuda no aumento do fluxo linfático em casos de edemas.
- Auxilia na mobilidade articular, alongamento e libera aderências.

Rolamento

Basicamente executado nos membros inferiores e superiores, possui relaxamento do local. É geralmente aplicado quando se conclui a massagem nos membros. Este movimento pode ser feito com o dorso dos dedos ou com a região hipotênar das mãos.

Fricção

É um movimento curto, profundo e penetrante, em geral executado com a polpa dos dedos e polegares.

A pele movimenta-se sobre as estruturas subjacentes, de forma que uma camada de tecido é firmemente pressionada contra a outra. A fricção geralmente é circular, e a sua pressão geralmente aumenta com o tempo.
Fricção circular é um movimento totalmente diferente do amassamento com os dedos e polegar, em que uma massa do tecido muscular é massageada, com a pressão aumentando na metade superior do círculo e diminuindo na inferior. Fricção é um movimento mais curto e específico, localizado em um determinado ponto, com um aumento gradual na pressão.

Deve-se manter os dedos firmes, pressionando profundamente e usando o peso do seu corpo. Você pode tornar os movimentos mais profundos colocando uma das mãos sobre a outra ou usando dois dedos ou dois polegares juntos. Assim que terminar o movimento, em geral após três segundos de fricção estática ou três movimentos circulares completos, erga os dedos polegares e desliza-os para a área subjacente.

A fricção é muito utilizada para problemas localizados. Geralmente dá uma grande sensação de alívio quando a tensão muscular é dissipada.

A fricção deve ser aplicada apenas em uma área, que já deve ter sido antes aquecida com movimentos superficiais. Comece suavemente e depois aumente a pressão. Talvez seja útil pedir à paciente realizar inspiração e expiração bem calma e profundamente quando você executa a massagem. Termine aliviando a região com um alisamento superficial ou uma effleurage.

Tapotagem

Também conhecido como percussão, é aplicado com pancadinhas na pele, alternados com pausas, da mesma forma rápida e rítmica que alguém toca um instrumento de percussão.

Mantenha os pulsos flexíveis e alterne os dedos e as mãos para das pancadinhas na pele, com um movimento leve e elástico. É melhor começar e terminar cada seqüência com uma pressão mais leve, para evitar um choque abrupto.

Comece e termina com o movimento de alisamento, explicado anteriormente, a fim de aquecer e preparar a área, para acalmar as terminações nervosas sensoriais e ajudar no fluxo sanguíneo e no transporte do excesso da linfa de volta para o coração.

Características da tapotagem:

- aplicar golpes ou pancadinhas estimula as terminações nervosas sensoriais da pele e produz uma sensação revigorante, em especial quando a técnica é executada na coluna.

- a tapotagem é eficaz no aumento do fluxo do sangue através dos músculos e tecidos subjacentes. O fluxo sanguíneo nutre, aquece e descontrai os tecidos da área.

- a ação de bater e remover as mãos pode aumentar o tônus dos músculos flácidos, pois as fibras se contraem e relaxam em uma reação reflexa. A técnica não pode ser executada em pessoas cujos músculos estejam rígidos e contraídos, pois ela seria mais beneficiada com movimentos relaxantes.

- o movimento vigoroso ajuda a liberar os depósitos de gordura e relaxar as áreas de tecido gorduroso, melhorando assim a textura da pele.

Com a prática você aprende a detectar o que influencia seu estilo de massagem, como a rigidez muscular, as áreas de tensão, a textura da pele, o edema.
Não se preocupe se você estiver desajeitado ou inapto quando começar a praticar as diferentes técnicas, pois logo os movimentos começam a fluir.

Você pode aplicar uma massagem bem agradável usando apenas os alisamentos ou os movimentos da effleurage. Mude o efeito alterando a pressão, a velocidade, a direção e o comprimento do movimento. Teste em você mesmo para sentir como as diferentes variações tem um impacto característico.

Pratique sempre que puder. Quanto mais você praticar os movimentos, mais naturais eles se tornarão. Tente massagear pessoas com constituições físicas diferentes para ampliar sua experiência. Treine os movimentos individualmente antes de combiná-los.

A massagem não pode causar dor ou desconforto forte. Para logo que a paciente sentir tonturas, enjôos ou náuseas. Não aplique a massagem por muito tempo ou com muita freqüência.

A massagem no couro cabeludo deve ser potente e estimulante, sendo feita apenas uma vez na semana. Nunca aplique o movimento de vibração, explicado anteriormente, na face.

Avalie a profundidade da pressão que você está colocando. A maioria das pessoas prefere massagem firme nos ombros e no couro cabeludo, e uma pressão mais leve na face, mas todos têm necessidades físicas diferentes. A pressão muito profunda acarreta dor. A pressão muito leve causa irritação em algumas pessoas.

Se a pressão estiver errada, a reação do músculo é ficar tenso. Se a paciente sentir cócegas, tente aumentar a pressão ou passar para outra área.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails