segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Massagem age de forma positiva sobre a saúde e bem estar

Massagem ou massoterapia é a cura com mãos pela aplicação de várias técnicas de manipulação de músculos e ossos.

O Objetivo da massagem é bem claro: agir de forma positiva sobre a saúde e bem estar do cliente.

Benefícios físicos:

Relaxamento global do corpo, Relaxamento de músculos tensos, Alívio da dor e cansaço muscular, Sedação do sistema nervoso, Aumento da flexibilidade e amplitude de movimentos, Redução da dor crônica, Melhoria do tonos da pele, Auxílio na recuperação de lesões e doenças, Fortalecimento do sistema imunológico, Redução de dores de cabeça devidas à tensão.

Benefícios mentais:

Redução da tensão mental (stress), Melhoria da concentração, Melhoria do sono, Auxílio o relaxamento..

Você sabia que existe muitos tipos de massagem que ajudam no combate ao stress. Veja abaixo algumas delas:


Ayurvédica - Ayurveda em sânscrito significa, literalmente, ayu = vida e veda = conhecimento. É a sistematização dos princípios da vida, a ciência da longevidade e do viver bem. Ayurveda atesta que a normalidade deve ser avaliada individualmente, pois cada ser humano manifesta seu próprio e particular temperamento e funcionamento. É uma abordagem preventiva identificando estágios brandos do processo de desequilíbrio e buscando através de diversas terapias restaurar nosso equilíbrio funcional pessoal.

Abhyanga - significa, em sânscrito, untar, friccionar com óleo. Abhyanga pode ser aplicado pela própria pessoa como automassagem, por um praticante ou, sincronicamente, por dois ou mais praticantes. A ênfase está mais em nutrir a pele. O óleo ao penetrar a pele nutre os tecidos ( dhatus ) e as toxinas são liberadas. A vantagem principal do uso de óleos medicamentosos na massagem ayuvédica é que suas propriedades curativas são absorvidas no sistema através da pele , em alguns minutos.

A massagem ayurvédica aumenta a circulação dos fluidos vitais e as trocas a nível celular. Experimentos científicos vêm provando que mais sangue circula nos tecidos durante e após fricção e massagem. Também ficou demonstrado que há um aumento de células vermelhas após a massagem. Da mesma forma, a circulação linfática também aumenta. Os resíduos e toxinas, tais como ácido lático nos músculos, são removidos, tornando-os relaxados.

Em Ayurveda a massagem é recomendada como prática diária. Assim como seguimos rotina de comer, dormir e se exercitar, deve-se receber massagem para ajudar a descarregar as toxinas do corpo.

Em Ayurveda acredita-se que dores são causadas pela obstrução do fluxo de prana ( energia vital ) pelos canais siras. Na massagem calor é gerado pela fricção que faz com que os ares do corpo ( vayu ) se expandam e se movam. A circulação desse vayu pelos siras alivía as dores e tensões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails