segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Por que a Massagem Circulatória ( técnica de deslizamento ) é executada no sentido do retorno venoso ?


A Massagem Sueca é o estilo Clássico de Massagem mais utilizado no nosso meio ( Brasil ), e com suas técnicas ficou famosa graças ao Per Henrik Ling, um sueco idealizador e responsável por esta modalidade ser conhecida no mundo todo, e apesar de ser considerada uma massagem Ocidental, é na verdade uma massagem Holística, pois o Ling buscou conhecimentos tanto no ocidente como no oriente por combinar vários estilos de massagem conhecidos naquela época.

Entre os estilos combinados, também estavam massagens egípcias, gregas e romanas.

O objetivo da massagem sueca é de INCREMENTAR (aumentar) o retorno venoso, ou seja, a circulação de retorno. Sendo assim, ela tem uma direção (debaixo para cima).

Ela só deve ser praticada, visando a DIREÇÃO do coração. Isto porque as veias por onde ocorre o retorno, possuem pequenas válvulas (pregas membranosas que existem no coração e em certos vasos sanguíneos para obstar ao refluxo do sangue) e fazer a massagem no sentido contrário ao do coração, envolvem trabalhar contras essas válvulas, podendo danificá-las; por isso muito cuidado com quem você faz massagem, o ditado: ” o barato sai caro ” cai bem na massagem, e o caro poderá ser o aparecimento de varizes, e no mais grave até uma trombose.


por sergio medina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails