terça-feira, 2 de outubro de 2012

Shiatsu facial relaxa e alivia dores de cabeça



Método de massagem chinês aprimorado no Japão, no início do século XX, o Shiatsu tem como objetivo harmonizar o fluxo de energia no corpo para evitar desconfortos físicos e proporcionar bem-estar. Para o alívio de dores de cabeça, cansaço nas vistas e redução do stress, por exemplo, a técnica de Shiatsu mais indicada é a facial.

Segundo a terapeuta e educadora em Yoga, Shiatsu e terapias complementares, Margot Shalders, os pontos da face são os mais usados quando o paciente quer descansar o corpo e diminuir a tensão adquirida durante a rotina. “O Shiatsu facial é profundamente relaxante. Ele provoca um efeito de meditação que renova e recupera a energia”. Uma hora de massagem, segundo a especialista, é capaz de proporcionar um descanso maior do que uma noite de oito horas de sono ininterrupto.

As principais ferramentas do Shiatsu são os dedos (em português, “Shi” significa dedos e “Atsu”, pressão), que pressionam os canais de fluxo energéticos, conhecidos como meridianos, e os desbloqueiam para o equilíbrio, relaxamento e saúde corporal. Apesar de ser aplicado em regiões específicas, como rosto, a massagem traz benefícios para o organismo como um todo.

A filosofia oriental, base do Shiatsu, prega que a saúde tem direta relação com energia emanada pelo ser humano. Quando ela não flui da maneira correta, o corpo deixa de funcionar na forma ideal. “São utilizados os canais vitais - os mesmos usados na Acupuntura - e áreas onde a energia pode estagnar ou faltar. Quando a pressão é aplicada do jeito certo, o equilíbrio é restabelecido”, diz Margot.

Cada vez mais popular, o método tem sido praticado por profissionais que desenvolveram seus próprios estilos. Apesar disso, a especialista alerta que, mesmo sendo simples, aplicar a técnica requer uma formação específica de pelo menos um ano de estudo. “Quanto mais prática um profissional tiver, mais consciente e eficiente será seu trabalho”, conclui a terapeuta.

Mariana Uchôa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails