sábado, 20 de outubro de 2012

Massagem dos marmas ajuda a harmonizar pontos do corpo

A massagem dos marmas fazem parte da medicina ayurveda, praticada e popular há 5 mil anos na Índia

O Oriente é conhecido por suas artes e ciências milenares. A manipulação ou massagem dos marmas fazem parte da medicina ayurveda, praticada e popular há 5 mil anos na Índia. Ma Prem Ila é pioneira no Brasil como terapeuta ayurveda e a única a usar a massagem dos marmas em atendimentos. Ela é diretora do IBRATA – Instituto Brasileiro de Terapias Ayurveda e vem desenvolvendo esse trabalho no Rio de Janeiro e no resto do país há quase 20 anos.

Os marmas

O ponto marma é definido como o encontro anatômico de músculos, veias, artérias, tendões, ossos e articulações. Quando existe algum bloqueio de energia o corpo físico poderá responder com dores ou outros tipos de desarmonias.

No nosso corpo existem 107 marmas divididos da seguinte forma:

11 marmas referentes aos músculos
41 marmas veias e arteiras
8 marmas referentes aos ossos
27 marmas referentes aos tendões
20 marmas nas áreas vulneráveis.

Identificando as deficiências

A força da vida ou energia vital de acordo com a Ciência do Ayurveda depende do bom funcionamento dos pontos marmas. “Uma simples pancada ou um corte em alguma parte do corpo que exista um Marma pode ocorrer dores nos músculos ou uma anemia”, exemplifica Ila.

A massagem

Para harmonizar estes pontos o Ayurveda recomenda massagens com pressões proporcionais para que estes pontos vitais voltem funcionar normalmente. Os movimentos são pré-definido através do diagnostico Ayurveda durante a consulta com Ila. “Os Marmas quando trabalhados indevidamente podem proporcionar mal estar ou até mesmo promover um total desequilíbrio no corpo físico”, alerta.

Na Índia antiga os mestres em Ayurveda usavam os pontos marmas para promover anestesia local e assim realizavam cirurgias. Alguns pontos podem atingir a consciência.

A manipulação destes pontos ativam e desativam memórias dolorosas. Elas geralmente estão escondidas na mente inconsciente causam traumas e desarmonias emocionais, tais como: síndrome do pânico, fobias, ansiedade, depressão, melancolia e baixa da auto estima e stress em modo geral.

As dores musculares e articulares estão ligadas ao bloqueio de algum Marma, que em épocas remotas ou recentes foi atingido e armazenado uma estagnação de energia que impede que a mesma flua.

Relação dos Doshas e o cotidiano

A obesidade, causada por um acumulo do dosha kapha, é ligada a má digestão e acumulação de material não digerido. O tratamento através da manipulação de pontos marmas proporciona o reequilibro da digestão e eliminando a acumulação do lixo orgânico.

A fadiga é uma diminuição da força da vida, um desequilíbrio do dosha vata, que esta ligada ao chacra básico, pontos marmas localizados nos membros inferiores e na região abdominal, quando manipulados ajudam a reequilibrar a energia vital, aumentando a força da vida e tratando a fadiga crônica.

Constipação intestinal, um desequilíbrio muito comum na nossa sociedade, devido a hábitos alimentares errados e bloqueio dos srotas (sistema de canais do corpo), e muitas vezes causada por desarmonias emocionais, tem uma excelente respostas com a manipulação dos marmas. Fora todos o benefícios ainda se soma a delícia de sair relaxada e com o sorriso no rosto.



fonte correio do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails