quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

As Manobras Básicas da Massagem Clássica


Deslizamento Superficial: Consiste em movimentos deslizantes em grandes superfícies, leves, suaves e rítmicos. A direção das manobras é indiferente, uma vez que a pressão exercida é insuficiente para afetar a circulação. Mantendo-se um ritmo uniforme, assegura-se um bom relaxamento.

O seu principal efeito se faz via reflexa, produzindo uma analgésica neuromuscular. Provoca uma diminuição da excitabilidade das terminações nervosas livres e auxilia na regeneração da pele.

Deve-se iniciar e finalizar a massagem pelo deslizamento superficial, que tenha a função de aumentar o limiar de sensibilidade, tornando mais agradáveis as manobras subsequentes.

Deslizamento Profundo: É o movimento exercido com pressão suficiente para causar efeitos mecânicos e reflexos. É indispensável que o grupo muscular a ser submetido ao deslizamento profundo esteja relaxado e que seja observado o sentido da drenagem venosa e linfática, favorecendo o esvaziamento venoso e linfático, atua sobre a pele e o tecido celular subcutâneo, melhorando as condições de circulação, nutrição e drenagem dos líquidos tecidulares.

O músculo sofre compressões alternadas no sentido da disposição de suas fibras. A pressão é exercida é intermitente, deve-se evitar o pinçamento da pele e dos tecidos superficiais.

O seu principal efeito é mecânico, melhorando suas condições circulatórias da musculatura, liberando as aderências, resíduos metabólicos e aumentando a sua nutrição.

Fricção: São movimentos circulares ou transversais. O seu principal objetivo é a quebra de aderências por ação mecânica nos tecidos musculares, além de sua prevenção após traumatismos.


Vibração: É o impulso vibratório transmitido à área a ser tratada. Técnica de difícil execução devido à dificuldade em se manter os tecidos a uma frequência constante de vibração.

De entre os seus defeitos está a diminuição da excitabilidade nervosa.

Percussão: Técnica de massagem na qual os tecidos são submetidos a golpes manuais ritmados, utilizando-se o bordo cubital da mão espalmada ou fechada. Auxilia na drenagem postural por libertação das secreções.

Indicações da Massagem Clássica:
Edema e hematoma;
Cicatrizes aderentes;
Tensão muscular;
Dor e diminuição da amplitude de movimento.

Contra – Indicações da Massagem Clássica:
Tumores benignos ou malignos;
Doenças da pele (eczema, furúnculos etc.);
Gravidez – para massagens abdominais mais profundas.

3 comentários:

  1. muito as dicas adorei, estou fazendo o curso de massoterapeuta.

    ResponderExcluir
  2. aqui nem tudo esta bem explicado falta dizer nas contra indicaçoes quais saaos a contra indicaçoes relativas, absulutase muito mais .. eu digo isto poque acabei de aprender pode estar bem explicado mas falta alguns promenores e promenores eeses que sao emportantes saber

    ResponderExcluir
  3. função das manobras na massagem classicas????

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails