sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Massagem Abhyanga Udwartana Garshana


A Massagem Abhyanga significa em sânscrito, untar, friccionar com óleo.

É uma massagem corporal e facial realizada com óleos vegetais específicos para cada dosha que auxilia na revitalização dos tecidos do corpo (dhatus) facilitando que as toxinas sejam removidas do corpo.

Originada da milenar ciência do Ayurveda, que tem como objetivo revitalizar o ser humano, através do equilíbrio dos doshas.

A massagem retarda o envelhecimento porque nutre os sete componentes do corpo humano, “dhatus”. Ao friccionar, comprimir e pressionar a musculatura e ao manipular os pontos de pressão, intensifica-se a circulação do sangue, da linfa e dos hormônios, que por sua vez, fortalece os sistemas nervoso e imunológico, retardando o envelhecimento.

Sendo um dos tratamentos de rejuvenescimento do Ayurveda, o Abhyanga aumenta a força do tecido, remove celulite, embeleza a pele, atrasa a velhice, induz ao sono sadio, promove vitalidade, reduz toxinas, edemas musculares, respiratórios, digestivos, intestinais, fadiga, principalmente, fadiga crônica, reumatismo, nevralgia, muito bom resultado em fibromialgias, favorece maior resistência física, no sono, melhora a memória e a capacidade de aprendizagem, aumenta a autoestima e diminui o stress devido ao estado de relaxamento que a pessoa alcança ao realizar a massagem.

O mesmo Abhyanga pode ser aplicado a seco, com pós de ervas bem finos sobre o corpo da pessoa, sem óleo, essa massagem é chamada Udwartana ou, então, quando é aplicado um pouco de óleo, aí chamamos de Utsadana. Quando desejamos uma massagem mais profunda ainda, é quando chamamos a massagem de Garshana e utilizamos sal grosso e cânfora em conjunto com o pó de ervas bem fino sobre todo o corpo.

A Abhyanga e uma massagem que é aplicada com muito óleo no corpo chegando a 200 ou 400 ml em cada sessão. Recomendamos que as pessoas tragam biquínis ou sunga velhas e uma toalha. O ideal é que a pessoa fique com esse óleo no corpo por pelo menos 30 min a 1 hora.

Airton Tadeu
Terapeuta Holístico do Espaço Ki & Equilíbrio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails