quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Massagem no couro cabeludo favorece a hidratação dos fios


Fazer movimentos circulares com a ponta dos dedos na cabeça ajuda na liberação de substâncias que dão sensação de bem-estar, mas isso não acontece com todas as pessoas

Se você faz parte do time que relaxa e esquece temporariamente dos problemas só de fazer movimentos circulares com a ponta dos dedos na cabeça, é uma sortuda. É que a liber...ação de substâncias que dão sensação de bem-estar a partir da massagem no couro cabeludo não acontece com todas as pessoas. O motivo ninguém sabe.

"Certo mesmo é que as manobras estimulam a circulação sanguínea e promovem uma vasodilatação, o que favorece a hidratação nos fios muito ressecados", afirma a dermatologista Fernanda Casagrande, de Farroupilha (RS). "Por outro lado, isso aumenta a oleosidade, já que o atrito ativa as glândulas sebáceas", acrescenta a médica.

Mais benefícios

Sobre os outros benefícios da massagem no couro cabeludo, como estimular o crescimento do fio e conter a queda capilar, Fernanda Casagrande conta que ainda não existem estudos científicos suficientes que comprovem isso.
Uma das últimas pesquisas sobre o assunto foi publicada em 1998 no Archives of Dermatology e concluiu que 44% dos pacientes com alopecia areata, um tipo de calvície causada pela produção de anticorpos contra a raiz do cabelo, que massagearam o couro cabeludo diariamente, por dois minutos, com um mix de óleos essenciais, perceberam o cabelo mais grosso e o aparecimento de fios novos.
Se quiser tirar a prova, faça movimentos circulares com a ponta dos dedos em toda a cabeça na hora de aplicar o xampu (somente ele), já que o condicionador pode ser levado até a raiz e provocar oleosidade ou caspa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails