quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Massoterapia Bioenergética




O trabalho Bioenergético inclui procedimentos manipulatórios, através da massagem, da pressão controlada e toques para relaxar a musculatura contraída, e exercícios que propõem ajudar a pessoa a entrar em contato com suas tensões e liberá-las através de movimentos ativos.

O indivíduo que não respira corretamente reduz a vida de seu corpo. Se sua auto-expressão é reduzida, a vida de seu corpo será restringida.

Para a Bioenergética o importante não é o que o cliente fala, mas como fala, o que está reprimido em seu olhar, no jeito de se movimentar, no tom de sua voz, enfim, na sua expressão corporal. Percebeu-se que estes distúrbios produziam tensões crônicas nos indivíduos, formando o que denominou-se de COURAÇA MUSCULAR. Ampliando-se esse conceito, chegou-se a idéia das estruturas de caráter, que define o sujeito conforme seus tipos de defesa. A couraça é um conjunto de tensões musculares, que estão organizadas em sete seguimentos básicos e estão distribuídos pelo corpo, desde a cabeça até as pernas e pés.

A função da couraça é criar uma barreira de defesas, de proteção, que bloqueia o contato do indivíduo com as suas sensações, sentimentos e também com o mundo. Além disso, essa couraça muscular provoca uma inibição respiratória, que conseqüentemente diminuí a ventilação pulmonar e a restrição das sensações. O mecanismo que dá formação à couraça muscular é o de repressão, que significa inibir e negar determinadas sensações e impulsos, que estão dentro do contexto, em que o indivíduo se desenvolve. Para se entender melhor o conceito de couraça, devemos compreender também a ligação decorrente entre emoção, musculatura e respiração. A palavra emoção quer dizer "mover para fora", ou seja, o movimento das sensações.

Alexander Lowen, afirma: “Na medida em que se valoriza a vida e o prazer, existe uma verdade que não pode ser ignorada, estar cheio de vida é respirar profundamente, mover-se livremente e sentir com intensidade". E a abordagem Bioenergética trabalha no sentido de estabelecer esse prazer de estar cheio de vida.

Trabalhando de forma interdisciplinar e multidisciplinar o massoterapeuta deve sempre, encaminhar, o seu cliente a outros profissionais da saúde (psicólogo e/ou psiquiatra) para que realmente aconteça um tratamento global e complementar, em função da saúde plena do cliente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails