terça-feira, 25 de outubro de 2011

Massagem estética combate a flacidez e estrias



Movimentos também contribuem para a melhora dos contornos corporais.

Exercícios e alimentação equilibrada são os pilares para um corpo bonito e uma pele saudável, assim como a ingestão de pelo menos dois litros de água por dia. Mesmo tendo hábitos de vida saudáveis é necessário recorrer a tratamentos estéticos que ajudam a deixar a silhueta mais esguia e a pele impecável. A esteticista Tereza Freire ressalta que os cosméticos, aparelhos e movimentos realizados durante as sessões estéticas contribuem para melhorar os contornos corporais, o aspecto da pele, a saúde do organismo e até a disposição de quem se submete as técnicas.

A massagem estética é um dos tratamentos mais indicados para quem sofre com a retenção de líquidos e problemas circulatórios, gordura localizada. O método desobstrui os poros, facilitando a entrada dos cremes e óleos que tonificam e hidratam a pele, elimina as células mortas, estimula a circulação sanguínea e atua no sistema linfático, eliminando as toxinas presentes no organismo. “Para potencializar os efeitos benéficos dos movimentos são utilizados cremes com ativos lipolíticos, ativos que quebram a gordura localizada”, explica.

A pele também é beneficiada com a massagem estética. Além da hidratação, os movimentos, associados aos produtos utilizados, ajudam a combater a flacidez e a prevenir as estrias e varizes. “Durante as sessões são utilizados géis frios, chamados de crioterápicos, que promovem uma camada gelada e estimulam a aceleração da circulação para aquecer o local. A sensação gelada ainda contribui para que as células de gordura se movimentem, acelerando a eliminação das gorduras localizadas”, observa Freire, que também atua como massoterapeuta e enfermeira da T&T Clínica Estética.

Também são utilizados géis quentes, denominados hiperêmicos, que aquecem a região e amolecem a gordura, facilitando o seu escoamento. Tanto o frio quanto o quente tem o mesmo objetivo – estimular a circulação e favorecer a queima de calorias. “Alguns profissionais recorrem aos benefícios das vitaminas C e E e associam a massagem a aplicação de voltagens elétricas de baixa frequência, que rejuvenescem a pele e enrijecem a musculatura”, destaca Tereza Revoredo, esteticista, massoterapeuta e aromaterapeuta da T&T Clínica Estética.

Revoredo esclarece que os resultados aparecem de forma gradativa e a repetição soma os benefícios obtidos em cada sessão. O ideal é que o tratamento seja realizado sempre uma semana antes da menstruação, período em que o organismo feminino retém mais líquidos. “A primeira sessão deve ser leve para que a paciente não fique com hematomas. Conforme o corpo se adequa a massagem a força empregada aumenta, sendo que os movimentos intensos devem ser feitos a partir do terceiro encontro. Nas costas a massagem deve ser mais suave para não atingir os rins”, evidencia.

A diferença entre a massagem estética e a relaxante é que a primeira visa promover alterações na pele e nos contornos do corpo e a segunda técnica tem como finalidade alcançar o relaxamento e o bem-estar do corpo e da mente. “A massagem relaxante acalma, reduz o estresse, estimula a recuperação do corpo e desencadeia sensações de descanso e paz. Por meio do toque o paciente é levado a níveis mais profundos de relaxamento, reduzindo os desconfortos psicológicos como a ansiedade, o medo, o nervosismo e libera a energia acumulada”, acrescenta Revoredo.

A técnica é contraindicada em casos de pressão alta, varizes, gestação, problemas cardíacos, inflamações, nódulos e cistos, febre, osteoporose, depois de intervenções cirúrgicas, placas, próteses e excesso de menstruação. Se houver a suspeita de processos cancerígenos o procedimento não deve ser realizado. “As primeiras vezes podem ser doloridas, mas é importante que a paciente converse com a esteticista ou massoterapeuta para que seus limites sejam respeitados. A técnica tem que trazer melhoras e não desconforto”, finaliza Freire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails