Especialistas ensinam formas simples de prevenir o ressecamento e as rachaduras causadas pelo frio
O inverno está chegando e, com ele, os problemas para quem tem pele seca. Nesta época do ano, além de beber menos água, o que é fundamental para hidratar o corpo, o vento e o frio fazem com que a pele fique mais ressecada e quebradiça. “Enquanto as glândulas sebáceas diminuem o ritmo, atenuando a oleosidade natural da pele, os poros e vasos da superfície epidérmica se comprimem. Com isso, a pele se fragiliza tornando-se mais sensível, inclusive correndo o risco de rachar, provocando aquela ardência incômoda”, explica a fisioterapeuta dermatofuncional Juliana Piola.
Para evitar esse tipo de problema, a especialista recomenda hidratar sempre o rosto e o corpo todo. “O ideal é prevenir. Toda pele reage às alterações climáticas, por isso, as pessoas devem abusar dos hidratantes nesta época do ano. O tratamento deve ser contínuo. Quem não fez no verão precisa começar agora, no outono, enquanto o frio ainda não é tão intenso”, orienta Juliana.
O hidratante, segundo a médica, deve ser passado de duas a três vezes por dia. “Ou quando você sentir que a pele está ressecada. E, de preferência, após o banho, quando a pele ainda está úmida e mais disposta a absorver o produto”, indica Marcela Rodrigues, fisioterapeuta dermatofuncional e de estética aplicada.
Marcela diz que o efeito do creme logo após o banho também é potencializado porque os poros estão mais abertos. Assim, o hidrante penetra melhor, formando uma barreira mais profunda e eficiente, que não deixa a água natural da pele ser eliminada.
E que tipo de produto usar? Como escolher o melhor? “Prefira aqueles compostos por agentes iguais aos que a nossa pele produz”, responde Juliana. “Como ureia, lactato de amônio, aminoácidos e vitamina C que, além de hidratar, é antioxidante. É importante, também, combinar lubrificantes, como óleo de amêndoas e de semente de uva).”
Além dos cremes hidratantes, o óleo corporal também pode ser um bom aliado, se for usado como coadjuvante do tratamento. “Ele não hidrata, mas ajuda a pele a não perder a hidratação que já tem” explica Juliana. Ela lembra que também é muito importante tomar muita água ao longo do dia, cerca de dois litros.
Marcela sugere uma suave massagem com um creme esfoliante a cada 20 ou 25 dias. “É o ideal para remover as células mortas, deixar a pele limpa e preparada para absorver o hidratante.”
As especialistas alertam que peles oleosas, ao contrário do que muita gente acredita, também precisam de hidratação. Porém, com produtos sem excesso de óleo e com componentes que não provoquem acne nem aumentem a oleosidade. Outros cuidados, como não tomar banho quente e demorado, preferir os sabonetes emolientes e suaves também são essenciais para manter a pele hidratada, bonita e saudável.
Faça em Casa
Para quem tem a pele muito seca, a dermatologista Juliana Pioli recomenda um tratamento com máscaras faciais. Fáceis de fazer em casa e baratas, elas devem ser aplicadas pelo menos duas vezes por semana para um bom efeito hidratante.
Máscara de abacate
É rica em vitaminas D e E, que estimulam a formação de colágeno.
Ingredientes: Metade de um abacate e soro fisiológico
Modo de preparo: Amasse bem o abacate e misture com soro fisiológico até formar um creme homogêneo. Aplique no rosto e deixe agir por 20 minutos. Em seguida, enxágue com água morna.
Máscara de cacau
Ideal para hidratar a pele seca, pois o cacau é rico em lanolina.
Ingredientes: 100 g de cacau em pó, 1 colher de azeite e hidratante
Modo de preparo: Misture o cacau com o azeite e adicione um pouco de creme hidratante até formar uma pasta espessa. Aplique no rosto e deixe agir por meia hora. Em seguida, enxágue com água fria.
ALIMENTOS QUE HIDRATAM
A hidratação começa de dentro para fora. Por isso, é importante manter uma boa alimentação. A nutricionista Paula Fernandes Castilho garante que comer legumes, hortaliças e frutas combate o ressecamento. Esses alimentos são fontes de vitaminas e minerais que neutralizam radicais livres.
Também são essenciais para manter a saúde em geral, o que ajuda muito na boa aparência. “Eles são antioxidantes, combatem os radicais livres. E ainda ajudam na produção de colágeno, substância fundamental para a vitalidade da pele.” Segundo a nutricionista, a soja também auxilia na hidratação. “A pele tem receptores para as isoflavonas, presentes na soja. E elas são decisivas para evitar o ressecamento e melhorar a elasticidade.” Comer sempre pequenas porções de castanhas, nozes ou amêndoas é outra dica preciosa .
Camila Juliotti/especial para o DIÁRIO
Nenhum comentário:
Postar um comentário