segunda-feira, 30 de abril de 2012

Massagem Chavutti



Chavutti e uma tecnica de massagem utilizada dentro da Trapia Ayurveda, que se originou no sul da India, no estado de Kerala. Neste caso, a massagem e feita utilizando-se os pes como ferramenta e nao as maos.

Os beneficios da utilizacao dos pes para realizar a massagem sao inumeros, comecando pela energia gerada e liberada pelo ponto localizado na sola dos pes chamado de Yongquan, este fica em contato com o corpo do interagente durante toda a sessao. Este ponto auxilia na circulacao do prana e energia tanto do terapeuta quanto de quem esta a receber a massagem, e e responsavel pela conexao entre as energias superiores, o homem e a terra.

A possibilidade de manobras realizadas com os pes e infinita assim como a capacidade em ampliar os movimentos e trabalhar em regioes maiores do corpo mantendo uniformidade entre todos os membros. A pressao exercida pode ser maior do que a feita pelas maos, uma vez que trabalhamos com o peso de nosso proprio corpo e com um membro maior que sao os pes!

Aprender essa tecnica e muito mais do que fazer massagem pois ela tem raizes em duas tradicoes culturais de Kerala, uma e a tecnica de arte marcial Kalaripayath e a outra e a danca chamada de Kathakali, ambos combinam movimentos precisos, giros de quadril e pernas, equilibrio, consciencia corporal, coordenacao, concentracao e bom estado fisico e agilidade.

O uso de oleo nessa massagem e tao importante quanto em todas as tecnicas utilizadas dentro da Medicina Ayurveda, mas se torna essencial na tecnica de Chavutti, pois e atraves do oleo que se torna possivel deslizar com os pes pelo corpo do interagente sem causar nenhum atrito em sua pele.

Para potencializar o efeito da massagem, que sabemos que nao se limita somente ao relaxamento fisico, pode-se utilizar oleos medicados conforme os principios ayurvedicos, natureza do dosha e funcao terapeutica, alem de manipular os marmas mais indicados conforme a necessidade do interagente.

Essa tecnica e indicada para auxiliar na liberacao de toxinas e gordura do corpo, fortalecimento e relaxamento muscular, circulacao sanguinea, equilibrar os chakras e desobstruir os nadis (canais sutis). Pode ser praticada em pessoas de todas as constituicoes, sendo mais indicada pelos tipo pitta e kapha por estes conterem mais massam muscular do que os tipos vata, mas este em contrapartida necessita receber mais oleo durante as massagens, o que consequentemente acontece na massagem chavutti.

A posicao correta do terapeuta durante a sessao e se manter equilibrado com as duas maos numa corda pendurada no teto da sala, trabalhando com a consciencia do peso do corpo, girando o quadril corretamente durante as manobras e atentando a direcao de ambos os pes…, parece mesmo uma combinacao de passos de danca e luta marcial, lindo de ver e gostoso de receber!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails