quarta-feira, 11 de abril de 2012

Massagem é um ponto de equilíbrio entre corpo, mente e espírito


As terapias alternativas de massagens, ao contrário da estética, procuram trabalhar o auto-conhecimento e a energia que circula no indivíduo. A função é aliviar o estresse, relaxar, evitar a ansiedade e desenvolver a consciência sobre o corpo

 No início do século II a.c., um poeta romano chamado Juvenal disse a célebre frase “Anima sano in corpore sano”, que significa “mente sã em corpo são”. Ou seja, mais do que se preocupar com a celulite e a gordurinha localizada, algumas técnicas de massagem buscam o equilíbrio entre mente, corpo e espírito.

A terapia alternativa é um tratamento que visa eliminar a disfunção orgânica ou complementar o tratamento médico tradicional, criando um equilíbrio energético. Os trabalhos podem melhorar a respiração, evitar o estresse, tensões, ansiedade e desenvolver a consciência. “A massagem não cura, apenas transfere boas energias”, explica o terapeuta corporal Sérgio Gadelha, que desistiu da faculdade de Psicologia, na Universidade de Brasília, para se dedicar às terapias corporais integradas.

Segundo ele, a massagem possui o seu lado esotérico. Essa palavra é formada a partir de outra: esótero, que significa círculo fechado. “A palavra massagem é numerologicamente negativa, mas as técnicas ajudam e muito. Massagem não é parte alternativa da Medicina, é complementar”, comenta o terapeuta corporal. Pacientes garantem que as técnicas de massagem corporal ajudam a encarar situações do dia-a-dia e tornar o cotidiano mais agradável.

 “Eu acredito nas energias. Acredito que após dias estressantes de trabalho podemos fazer alguma coisa para recarregar as baterias. Tem gente que sai brigando com a família ou no trânsito quando está com problemas, eu prefiro as sessões de massagem. Depois que comecei a fazer, o meu poder de concentração, principalmente no trabalho, melhorou consideravelmente”, conta Janaína Fordelha, nutricionista, 27 anos.

Algumas das massagens corporais
*Massagem Ayurvédica
A sabedoria ayurvédica desenvolveu-se através das mentes meditativas dos rishis, os videntes hindus da verdade, quando perceberam que a consciência é energia emanada a partir dos cinco elementos básicos: Éter, Ar, Fogo, Água e Terra. Sua origem vem dos Vedas, os mais antigos manuscritos disponíveis no mundo de hoje.

 A Medicina Ayurvédica é parte da ciência védica e utiliza na sua abordagem terapêutica plantas medicinais, dieta, exercícios físicos, meditação, yoga, astrologia hindu, massoterapia, aromaterapia, gemoterapia (tratamento com metais e gemas), cirurgia e psicologia.

*Shiatsu
 O Shiatsu, ( shi = dedo, atsu = pressão ) é uma técnica de massagem oriental para manter o equilíbrio entre o corpo e a mente. Segundo os orientais, existe no organismo uma energia vital dividida entre forças opostas complementares ( Yin e Yang ). Essa massagem, procura equilibrá-las, trazendo uma sensação de bem-estar ao corpo.

*Reflexologia
A reflexologia é uma prática da Medicina Natural que consiste na aplicação de pressões rítmicas em pontos reflexos específicos, localizados nos pés e nas mãos, e que correspondem à zonas diferentes do corpo. Essa técnica é usada para restaurar e manter o equilíbrio natural do corpo e estimular a cura. *Massagem bioenergética Busca o equilíbrio, físico, emocional e espiritual. Ajuda na depressão, bloqueios, baixa auto-estima, insônia, cansaço, dores de cabeça, estresse.

Michele Ximenes

Um comentário:

  1. tenho formigas no braco ando fazer massagens nas costas na cervical o massagista diz k teho as costas muito duras k isto nao e so do trabalho k pode ser algum problema k me setressa sera possivel

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails