segunda-feira, 16 de abril de 2012

O que é Massagem e Massoterapia?



Massagem é o conjunto de toques exercidos com as mãos e outras partes do corpo ou com aparelhos, sobre uma ou mais partes do corpo com fins terapêuticos, desportivos, estéticos, lúdicos e sexual.
A massagem além de utilizar da manipulação manual dos tecidos moles do corpo, pode realizar movimento nas articulações, alongamentos e aplicações de calor e frio.

O que é Massoterapia?

Em torno de 10 anos atrás no Brasil, a massagem era classificada em três ramos: relaxamento, estética e desportiva. A Massagem Terapêutica, vem sendo utilizada desde os primórdios para aliviar algo incômodo, assim como a dor muscular, dores de cabeça, torcicolo, problemas circulatórios, cuidados nos grupos especiais: idosos, diabéticos, hipertensos, obesos , gestantes etc. Então podemos ver que a massagem terapêutica previne, trata e auxilia nas diversas funções orgânicas, dentre outros grupos citados acima.

Quais são os tipos de massagem e pra que servem?

Na realidade existem dois ramos: a Ocidental e a Oriental, enquanto a primeira estuda a nossa fisiologia do sistema circulatório, a outra estuda a fisiologia energética. Mas com o mesmo objetivo comum de tratamento, apenas de forma muito diferente de se trabalhar. Podemos citar por exemplo a massagem Sueca e a Californiana como ocidental; e as massagens SHIATSU e o TUI NA como Oriental.

Quais os benefícios trazem a saúde e a mente?

Como a massagem é uma terapia holística, onde vemos o indivíduo como um todo, onde centramos no doente e não na doença, existem os efeitos diretos nos tecidos, nas mobilizações articulares, e alongamentos; e o efeito indireto - psicológico, da sensação de bem-estar e relaxamento.


Existem contra-indicações da massagem?

São elas: processo inflamatório, estado febril, lesões agudas - primeiro tratar com gelo, trombose, vários tipos de problema de pele, estados hemorrágicos, pessoa em estado crítico ou debilitada, gestantes (nos primeiros 3 meses) e sempre com orientação médica.


Quem pode executar essas massagens? Existem cursos específicos?

Geralmente a maioria dos bons cursos hoje exige no mínimo ensino-médio como pré requisito. Acredito que para o aluno sair com boa formação tanto teorica como prática, precisa no mínimo de 120 horas de curso, e que pelo menos ofereça estágios supervisionados com mais 40 horas.


TODO MUNDO TEM O PODER DO TOQUE, o curso vai preparar, orientar e trabalhar a habilidade sensorial das mãos e outras partes do corpo, proporcionando ao indivíduo o que fazer, como fazer, para que fazer e quando fazer.

Mais Aplicações da Massoterapia: alivia dores musculares e estimula a circulação sanguínea, auxilia o sistema linfático ajudando a eliminar os resíduos metabólicos do corpo. Como terapia de reabilitação tem sua aplicação bastante conhecida por causa do futebol, onde quase todos os times contam com um massagista para auxiliar na recuperação muscular e ajudar na reabilitação em alguns casos de lesões, prevenção de distenções e lesões que podem acontecer por excesso de tensão, ajuda no humor e alivia o estresse.

A massagem tem aplicação estética?

Observações clínicas indicam que a massagem em membro imobilizado por semanas resultou em melhora na aparência e textura da pele. A estimulação do sitema linfático, teria aplicação no tratamento de celulite por causa da eliminação de líquidos. Clínicas de beleza, salões e spas oferecem massagem estética com aplicação de cremes e outros óleos.



Terapeuta Sergio Medina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails