sábado, 9 de abril de 2011

A Aromaterapia e o estresse relacionado ao trabalho

A pesquisa em Aromaterapia ainda é bastante incipiente. Quando se considera a pesquisa clínica sobre a Aromaterapia & Massagem, há ainda grande dificuldade em responder se os efeitos médicos e psicológicos deste tipo de tratamento podem ser demonstrados.

Vários estudos clínicos foram realizados na Inglaterra sobre os efeitos da Aromaterapia & Massagem, apresentando redução do estresse relacionado ao trabalho após o tratamento.

Assim, com base neste histórico, uma pesquisa foi realizada na tentativa de ratificar os resultados. Um grupo de 32 enfermeiras que atuavam em dois hospitais psiquiátricos em Trondheim participou da pesquisa. As voluntárias tinham entre 25 e 63 anos e os terapeutas eram afiliados à Associação Norueguesa de Aromaterapia. Os vários terapeutas determinavam o óleo ideal para cada um dos casos. Um questionário foi utilizado para avaliar o nível de estresse no trabalho, considerando:

o estresse intrínseco ao cargo;

papel na organização;

relações interpessoais;

plano de carreira;

clima e estrutura organizacionais e interface entre lar e trabalho.

O tratamento incluía uma massagem de corpo inteiro, em sessões de 90 minutos. Os resultados indicaram que existe um efeito positivo, em um nível estatístico significativamente alto, do uso da Aromaterapia & Massagem na redução do estresse relativo ao trabalho.

A Massagem pode proporcionar um relaxamento muscular profundo, o que se reflete no Sistema Nervoso Autônomo. A oxitocina é um hormônio atuante no cérebro humano, com um papel importante na coordenação do sistema de paz e descanso. O toque gentil e a massagem parecem ativar finos nervos especiais ligados à células produtoras de oxitocina no hipotálamo.

Apesar dos bons resultados obtidos, ainda não é possível generalizá-los em função das dificuldades encontradas para o desenho do experimento. Assim, maiores pesquisas são necessárias, com uma amostragem maior e mais representativa.



T.M. Hansen, B. Hansen, G.I. Ringdal, Does Aromatherapy massage reduce job-related stress? Results from a randomized, controlled trial, The International Journal of Aromatherapy, 16, 2006, 89-94. Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU), Noruega

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails