sexta-feira, 29 de abril de 2011

Exercícios alternativos que relaxam o corpo



Você se olha no espelho, sabe que precisa fazer uma ginástica mas tem pavor de ir a academia. Muitas pessoas desanimam só de pensar em fazer exercícios, muitos deles exaustivos. Então, conheça algumas técnicas alternativas que colaboram para o bem-estar corporal e de quebra, ajudam a manter a forma.

Qi Gong
Não é uma ginástica nem uma arte marcial, o Qi Gong (a pronúncia dessa palavra chinesa é Tchi Kun) é um método de treinamento interior da energia vital, feita através de movimentos lentos, concentração em determinados pontos do corpo, respiração e posturas. São mais de 2.500 movimentos que curam doenças, retardam o envelhecimento, ativam o cérebro, fortalecem o organismo e melhoram o raciocínio. Entretanto, os exercícios não são tão simples, tanto que é contra-indicado para gestantes e portadores de doenças cardiovasculares.

Relaxamento
Para manter a saúde do corpo e da mente você precisa aprender a se defender do stress. E, nesse caso, a única arma é relaxar. Mas é preciso saber o que te faz relaxar: mergulhar na banheira e desligar o telefone ou um final de semana na praia podem funcionar para certas pessoas. Se nada te faz desligar da rotina, tente uma massagem rítmica. Baseada nos conceitos da antroposofia, ciência criada pelo austríaco Rudolf Steiner e nos movimentos da massagem sueca sobre músculos e tendões, é feita de movimentos suaves e circulares. Óleos produzidos com ervas e pomadas a base de metais são aplicados para relaxar as áreas de tensão e revitalizar os órgãos.

Kneipp
Você já ouviu falar em ginástica dos vasos sanguíneos? Pois essa é a base do método Kneipp, um tipo de hidroterapia implantado no Brasil pelo hotel clínica Kur Gramado, no Rio Grande do Sul. São banhos frios e quentes, de imersão ou parciais (só as mãos ou os pés), enriquecidos com plantas medicinais e massagens feitas com jatos direcionados. O contraste da temperatura da água quente e fria dilata os vasos, melhorando os processos metabólicos. Estimula ainda a circulação superficial e exercita as fibras elásticas da pele, dando brilho e tonificando os músculos.

Mas dá pra fazer essa ginástica em casa: coloque os pés num balde com água aquecida a 40º, em quantidade suficiente para cobrir a barriga das pernas; permaneça por 7 minutos, tire e mergulhe as pernas por 30 segundos em um balde com água a menos de 20º. Para aumentar os benefícios, acrescente sal marinho (ajuda a cicatrização de ferimentos e contusões) e vinagre de maçã (combate o cansaço e restaura a cobertura natural ácida da pele).

Fonte: www.unisite.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails