quarta-feira, 27 de abril de 2011

Livre-se do peso do dia com massagens


Você chega a casa depois de um dia de trabalho intenso. As suas costas, o seu pescoço e os seus ombros estão doloridos e tensos, a sua cabeça está cheia dos afazeres profissionais e os seus olhos pesam. Nada melhor para acabar com todo esse cansaço do que uma sessão de massagem relaxante.
Existem várias técnicas que podem ser utilizadas e os resultados deixam qualquer um «novinho em folha». As massagens podem ser grandes aliadas no combate ao stress e no alívio das tensões.

Com uma variedade significativa de métodos de massagem, a dificuldade é mesmo escolher. De um modo geral as massagens ocidentais têm a restrita função de relaxamento, enquanto que as massagens orientais acrescentam a vertente terapêutica.

Além disso, as medicinas orientais, entre as quais se destaca a chinesa, são medicinas holísticas, em que o todo funciona com uma ligação permanente entre a mente e o corpo, valorizando o indivíduo enquanto ser integral.

Essas massagens, entre as quais se destacam o shiatsu, a tuina ou a ayurvédica, podem ser revigorantes, estimulantes ou relaxantes, com uma função eminentemente terapêutica.

Por exemplo, podemos através do efeito de uma massagem baixar a tensão arterial, moderar o temperamento de crianças extremamente reativas, estimular um determinado órgão, ativar os circuitos sanguíneo e linfático, entre outros efeitos possíveis.

O tui na é uma massagem chinesa milenar que trabalha a energia do corpo através de pontos reflexos, visando a prevenção e cura de doenças, trabalhando com toques sutis. Já o shiatsu é filho deste tipo de massagem , utilizando igualmente os meridianos da Acupuntura, mas que atua mais levemente.

À semelhança do tui na, a massagem ayurvédica é também uma técnica de massagem bastante intensa e que, por isso, atua profundamente no organismo. De origem indiana, é bastante vigorosa, estimulando os músculos e a circulação, libertando as toxinas presas aos músculos e tecidos.

Através de toques profundos com os dedos, as mãos, os cotovelos e até com os pés, a massagem ayurvédica propicia o realinhamento postural, o alívio de tensões no corpo físico (por vezes crónicas), além de fortalecer o sistema imunológico.

Os efeitos anti-stress e Antidepressivo também são notórios. Contando com alguns alongamentos, a técnica proporciona uma maior flexibilidade do corpo e mobilidade nas articulações, fazendo com que a energia vital possa circular livremente.

De um modo geral, todas estas massagens têm um efeito relaxante e, de certa forma, psicoterapêutico, pois, ao proporcionar bem-estar físico, o toque conduz também ao equilíbrio das energias e a uma sensação de bem-estar. Não raramente, as pessoas começam a massagem com um estado de espírito e quando partem sentem-se completamente diferentes. Mais leves e animadas.

Quando a perspectiva das massagens é terapêutica, estas devem realizar-se com a regularidade prescrita pelo especialista.
Se a intenção é o relaxamento e alívio do stress, então uma massagem semanal fará já efeitos suficientemente positivos e revigorantes.

A hora da massagem parece determinar, também, um pouco o seu efeito. Nesse sentido, uma massagem ao início do dia pode ter um efeito energético/estimulante, enquanto que uma massagem ao fim do dia cumpre o efeito relaxante.

Precauções e contra-indicações
Embora as massagens registem inúmeros benefícios para quem usufrui delas, o fato é que nem todos podem fazê-lo plenamente.

Os idosos, devido à fragilidade dos seus ossos, podem ser massageados, mas com as devidas cautelas, assim como os doentes com Osteoporose.

Já as mulheres grávidas deverão ser massageadas com bastantes cuidados, pois, existem pontos que se forem estimulados podem ser abortivos.

Pessoas com doenças oncológicas também não devem ser massageadas enquanto não estiver devidamente determinada a abrangência neoplásica, pois, há o risco de acelerar as metástases e agravar a doença.

Em qualquer caso, e não só nestas situações específicas ,o massagista deverá ter sempre a preocupação de não abusar da força, mas antes utilizar a pressão com o peso do corpo. Desta forma, nem o massagista se cansa excessivamente, nem magoa o paciente.

As crianças podem ser massageadas e obtêm excelentes resultados com essa prática. Inclusivamente, um pai ou mãe que faz uma massagem ao filho intensifica a relação positivamente. O relacionamento pais/filhos ganharia um novo estímulo, que se distancia do toque habitual, e a criança usufruiria dos benefícios físicos associados à massagem.

Outras ideias para relaxar...
A reflexologia podal é outra terapia de relaxamento feita através de massagens nos pés.

Cada órgão do nosso corpo tem um ponto específico de reflexo no pé, afirma os especialistas. E uma massagem nos pés pode equivaler a uma massagem no corpo inteiro.

A reflexologia é mais uma das terapias alternativas atribuída aos chineses. Mas há registos de desenhos de egípcios a usar esta terapia datados de 2330 a.C. Os pés são divididos em áreas que têm relação direta com o Sistema Nervoso Central. Quando massageadas, essas áreas são capazes de provocar reações no Córtex cerebral na região correspondente ao reflexo. A teoria chinesa considera o pé um microcorpo com 72 mil terminações nervosas e mais de 200 mil poros.

Massageando áreas específicas dos pés, é possível fazer um mapa da situação orgânica da pessoa, ajudar a amenizar dores e até prevenir doenças. Agora, é só escolher o seu tipo ideal, depois deite-se e relaxe!





Fonte: Medicina & Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails