O Toque Cordial é um toque integral, de corpo e alma. Em geral quando as pessoas se tocam, elas não o fazem com uma consciência profunda e cordial. Elas dão um “aperto de mão” ou um abraço de forma mecânica, apenas um gesto social. O toque cordial é feito com o coração, com amor e carinho.
Trata-se de um contato mais que físico e mecânico. É um contato de alma e coração, com respeito e permissividade. É uma entrega de si ao outro num contato muito íntimo.
Lamentavelmente as pessoas constroem mais muros do que pontes. Vivemos numa sociedade severamente reprimida e distante, onde impera o individualismo e o egoísmo. As pessoas não se permitem abraçar de verdade. Quando alguém faz isso de verdade algumas pessoas se espantam, ficam com medo de que esteja acontecendo algo “errado”. Consideram o contato íntimo com malícia. Como Jesus disse: “para o puro, tudo é puro; mas para o impuro tudo é impuro.”
É necessário ter coragem de enfrentar a hipocrisia instituída e vencer os obstáculos dos preconceitos para criar uma nova sociedade mais fraterna, acolhedora e cordial. Onde as pessoas se toquem com carinho e respeito, sem malícias e falso pudor.
Prática de Toque Cordial
Esta prática tem por objetivo desenvolver a capacidade de tocar integralmente. Em pé ou sentado em frente ao outro, tocar as mãos, imaginando uma luz dourada que sai do coração e vai para as mãos, com muito amor. Há uma troca de energia, em que ambos se dispõem a isso. Ocorre um dar e receber simultaneamente.
Ocorrem experiências maravilhosas quando se consegue realmente tocar com o coração. Desenvolve-se o amor e a afetividade, aflorando sentimentos ternos, trazendo uma paz interior muito profunda e autêntica. Ao mesmo tempo sentimo-nos transbordando de alegria. É uma experiência em que transcendemos o ego e percebemos que SOMOS TODOS UM.
(este artigo é parte integrante do Curso de Massoterapia do Instituto Biodisco)
Kojji Narimatsu
Nenhum comentário:
Postar um comentário