segunda-feira, 25 de abril de 2011

Massagem



O que acontece com o seu corpo quando você faz uma sessão de massagem

"O objetivo da massagem consiste em dispersar as matérias gastas (metabólitos) formadas nos músculos e não expelidas no exercício. Ela faz com que a matéria gasta se disperse, removendo assim a fadiga" segundo Avicena (980 – 1037 D.C.).

Mas a massagem não é só aplicada aos músculos e sim a todos os tecido principalmente os moles ( cartilagens, tendões, ligamentos, etc..).

Uma boa massagens geral pode fazer com que o paciente fique fatigado. Uma sensação de leve lassitude e o desejo de repousar imediatamente após uma massagem geral são sinais de um tratamento bem sucedido, e, por esta razão sempre que for possível o paciente deverá repousar 1 a 1½ após o tratamento. É preciso evitar a fadiga significativa, e se o paciente não se sentir restaurado após um período de repouso, a duração do tratamento foi demasiada ou a técnica de massagem muito rigorosa. Como regra geral cerca de 45 minutos a 1 hora é um tempo adequado para a maioria dos tratamentos de massagem geral.

A massagem ( dos tecidos moles ) exerce três efeitos básicos: efeitos mecânicos, efeitos fisiológicos e efeitos psicológicos que estão intimamente relacionados. A compreensão destes efeitos conduz a uma descrição lógica das indicações e contra – indicações terapêuticas para a massagem.

Efeitos Mecânicos

Os movimentos da massagem ( compressão, tração, estiramento, pressão e fricção ) exercem evidentes efeitos mecânicos nos tecidos. As forças mecânicas aliadas as diferentes técnicas afetam os tecidos de diferentes formas como efeito mobilizador, estimulante, relaxante, mobilização do conteúdo intestinal, e muitos outros efeitos.

Efeitos Fisiológicos

Aumento da circulação sangüínea e linfática
Aumento do fluxo de nutrientes
Remoção dos produtos catabólicos e metabólicos
Estimulação dos processos de cicatrização
Resolução de edema e hematoma crônico
Aumento da extensibilidade do tecido conjuntivo
Alívio da dor
Aumento dos movimentos nas articulações
Facilitação das atividades musculares
Estimulação das funções autonômicas
Estimulação das funções viscerais
Remoção das secreções Pulmonares
Estímulo Sexual
Promoção do relaxamento local e geral
Efeitos Psicológicos

Relaxamento físico
Alivio da ansiedade e tensão ( estresse )
Estimulação da atividade física
Alívio da dor
Sensação geral de bem-estar ( conforto )
Estímulo Sexual
Estimulação da Atividade Física

Certas técnicas de massagens são bastantes estimulantes, produzindo uma forte sensação de revigoramento. Estas técnicas se mostraram muito úteis no mundo esportivo, e deram origem ao conceito da massagem esportiva, que simplesmente reflete a noção do uso de certas técnicas da massagem para a promoção da atividade física e melhora no desempenho. Com freqüência ocorre um forte impacto psicológico em função da aplicação das técnicas de massagens apropriadas.

Estimulação Sexual

A estimulação da pele de diversas partes do corpo ( zonas erógenas ) pode produzir estimulação sexual. Estas regiões são todas as áreas genitais, nádegas, parte interna da região superior da coxa, mamas, pescoço, e muitas áreas da face. A estimulação de qualquer destas áreas tem o potencial de provocar a estimulação sexual, especialmente se esta é a intenção de ambos os parceiros. A estimulação sexual não é um simples assunto de reflexos, que depende apenas de suficiente estimulação de certas áreas do corpo. É tanto um processo psicológico, como físico: a estimulação ocorre na mente. Certamente, a estimulação periférica ajuda, mas todo processo não é apenas uma simples ação reflexa.



Artemio D'Agosto Ayala

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails