São três os componentes importantes de um espaço interno: fatores ambientais (temperatura, ruído, odor, música, iluminação), design (arquitetura, cor, materiais, padrões, texturas e layout) e fatores sociais (clientes e funcionários).
Pesquisas que avaliam o efeito dos atributos do ambiente sobre as avaliações dos clientes preocupam-se predominantemente com a atratividade, bem-estar e espaço físico de locais de comércio tais como lojas de departamentos, supermercados e restaurantes. A influência de tais itens pode estimular a percepção e a resposta emocional dos consumidores, afetando seu comportamento.
Curiosamente, poucos estudos foram realizados considerando-se a cor predominante do ambiente. Neste trabalho, os autores avaliaram este parâmetro em um Café/Restaurante.
A cor é determinada por seu comprimento de onda – quando curtos, estão associados a cores frias, com o Violeta sendo o mais extremo. Cores quentes são representadas por longos comprimentos de onda, sendo o Vermelho o mais intenso. Dados experimentais sugerem que ambientes comerciais pintados com cores frias são preferidos pelo público. Estudos anteriores indicam que ambientes Azuis trazem à tona sentimentos/sensações mais agradáveis do que ambientes de cor Laranja, por exemplo. Além disso, outros artigos sugerem que um fundo Azul pode reduzir a tendência em adiar um compra, quando comparado a um fundo Vermelho.
Em geral, espera-se que interiores Azuis e Violeta produzam níveis elevados de afetividade, aumentando a intenção de compra do cliente, quando comparados a interiores em tons de Laranja ou de Vermelho. Assim, o Café/Restaurante foi decorado com a cor Amarela, quente, no primeiro estágio do experimento. No segundo, com a cor fria Violeta. Cores quentes fazem com que o ambiente pareça menor, mais baixo e deprimente, quando comparadas às cores frias.
Outro objetivo do estudo era avaliar os efeitos do gênero (masculino/feminino) e da idade sobre a percepção do local. Cada participante preencheu questionário, para posterior análise estatística, com perguntas sobre a qualidade funcional do lugar, a identidade da marca e a percepção espacial.
Clientes em geral mais jovens (até 30 anos) e a maioria dos homens mostravam-se menos atentos às qualidades físicas do espaço, permanecendo no local por um intervalo de tempo menor. Clientes acima de 30 anos e a maioria das mulheres, tiveram comportamento inverso, permanecendo por mais tempo. Em linhas gerais, os clientes tiveram uma percepção mais positiva a respeito do interior Violeta, dado mais enfatizado pela avaliação do parâmetro binário “interessante” e “desagradável” presente no questionário.
K. Yildirim, A. Akalin-Baskaya, M.L. Hidayetoglu, Effects of indoor color on mood and cognitive performance, Building and Environment, 42, 2007, 3233-3240. Universidade de Gaza, Turquia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário