quarta-feira, 13 de maio de 2009

Sauna e seus benefícios


A Sauna é uma tradição cultural e social dos países de clima frio, mais especificamente dos países europeus, em especial da Finlândia.

As Saunas têm um papel importante na saúde geral da nossa pele pois o calor faz com que os nossos poros eliminem toxinas e fiquem desosbstruidos, além de permitir uma melhor transpiração e limpeza da pele.

O repouso é o ponto alto das saunas pois quase todas têm um massagista de plantão, além do médico.

Os benefícios físicos do banho de sauna têm sido objeto de muitos estudos médicos, segundo os quais o intenso calor provoca uma "febre artificial", importante no processo de reabilitação em casos de atrofias musculares, desbacterização e assepsia. A aceleração do pulso produz um fluxo sangüíneo desde os órgãos internos até a pele, exercitando e fortalecendo as glândulas, os vasos capilares e os nervos.

A sauna desintoxica o organismo, livrando o sangue, a pele e o cérebro dos sais minerais, gorduras e toxinas indesejadas. Essas toxinas são eliminadas através das fezes, da urina e do suor, cuja produção é estimulada pelo banho de sauna. Também ajuda a descarregar a eletricidade do corpo e relaxa os músculos e o sistema nervoso, reduzindo dores musculares e calorias em excesso com um mínimo de esforço físico. No ambiente de sauna a temperatura corporal irá aumentar, a pulsação cardíaca será acelerada até alcançar aprox. 90 batimentos por minuto e teremos uma supercirculação nos vasos sanguíneos do cérebro, do coração e da pele, promovendo a transpiração e estimulando as glândulas endócrinas do corpo, como a tireóide, o pâncreas, as supra-renais, as glândulas sexuais e o fígado.



O banho de sauna pode ser considerado uma das razões da longevidade dos europeus, que o praticam rotineiramente e com disciplina. É uma decisão de bom senso que traz mais saúde e jovialidade. Não há limite de idade para o banho de sauna; crianças, adultos e mesmo pessoas idosas podem desfrutar dessa hidroterapia. Recomenda-se apenas que pessoas com problemas cardíacos ou de pressão arterial consultem antes o seu médico para verificar a existência de eventuais restrições pessoais.

A sauna, mais do que um simples banho, é também um hábito de higiene profunda que promove um melhor equilíbrio entre o corpo e a mente. Quem toma uma sauna quer refrescar o corpo e também o espírito através do relaxamento, obtendo assim uma profunda limpeza tanto corporal quanto espiritual.

Quem pratica a sauna regularmente sabe de que forma ela atua em nossas emoções, aliviando a ansiedade e a angústia. Quando cuidamos de nós a nossa auto-estima aumenta, o que colabora com a eliminação desses estados de ânimo tão prejudiciais à nossa saúde integral!

Veja alguns dos benefícios que o saudável hábito do banho de sauna poderá proporcionar a você:

Fortalece a circulação sanguínea
Alivia dores reumáticas e de coluna
Combate o estresse e a hipertensão
Hidrata a pele e desobstrui os poros
Relaxa a musculatura e facilita o sono
Ajuda a prevenir a celulite e a flacidez
Limpa e desobstrui as vias respiratórias
Proporciona agradável sensação de bem-estar
Desintoxica e expulsa as impurezas do organismo
Combate doenças do sistema respiratório (bronquite,
gripe, resfriado, sinusite, etc.)

2 comentários:

  1. Boa Noite!gostaria de saber se posso aplicar massagem:drenagem com redutora,dentro d uma sauna? isso leva mais ou menos 1 hra...obg
    Anna Nogueira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anna, não é recomendado nenhum tipo de massagem ou exercicios dentro de uma sauna, o recomendado é ficar no maximo 2o vinte minutos de cada vez.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails