quarta-feira, 27 de maio de 2009

Massagem e auto-massagem combate dor e alergias

Auto-massagem combata dores e alergias

Você já ouviu falar que, se apertar o pulso, pode diminuir a dor-de-cabeça ou que, estimulando um pontinho perto dos olhos, pode aliviar a rinite? Esses são alguns dos recursos empregados pela Medicina Chinesa para curar ou, ao menos, diminuir o desconforto causado por alguns males.
O Yin e o Yang
"Para os chineses, o corpo humano capta as energias dos mananciais da natureza, em especial do sol. Essa energia, quando o organismo está em equilíbrio, é distribuída de modo perfeito", explica o médico acupunturista Dr. Carlos Alberto Rey.

"Ela é canalizada por meio de canais invisíveis (chamados meridianos) e divide-se em duas correntes: o Yin e o Yang". Quando esses dois pólos entram em desarmonia, o fluxo vital fica comprometido e você adoece, de acordo com a sabedoria oriental.
De acordo com a Medicina Chinesa, é possível tratar todas as enfermidades a partir da sedação ou da tonificação dos meridianos 12 principais, além de outros adjacentes. Mas não existe uma associação direta entre o nome que os canais recebem e os órgãos pelos quais são responsáveis. De acordo com o médico, o chamado meridiano principal da Circulação, por exemplo, está ligado diretamente às funções sexuais, e não ao aparelho circulatório especificamente. Todos os canais têm um número de pontos determinados, distribuídos ao longo do seu trajeto no corpo.
Como fazer
O estímulo pode ser feito com uma agulha apropriada (no caso dos especialistas) ou com a pressão dos dedos técnica que você mesma pode experimentar, desde que saiba exatamente onde fica o meridiano. O próprio ponto deve ser apertado e, a seguir, massageado com movimentos de rotação feitos com um dos dedos.

"O círculo precisa ser bem reduzido, mantendo uma firme pressão o tempo todo", ensina o acupunturista. Massageie os pontos com movimentos circulares e no sentido horário para estimular. Se precisar aliviar um dor, adote o sentido anti-horário. "Não há tempo determinado para duração da massagem, pois ela não tem contra-indicação", diz o especialista.

Contra alguns males, existe mais de um ponto que pode ser trabalhado. Se for possível, pressione todos uma na seqüência do outro, na mesma intensidade e com a mesma duração. Para isso, use o dedo indicador ou o polegar. Dúvidas sobre a localização dos pontos? Geralmente você vai percebê-los quando sentir uma dorzinha mais forte onde apertar ela demonstra que há algo errado com o seu corpo.
Como controlar ou até solucionar os dez desconfortos mais comuns, entre todas as idades.

1. Obesidade
Antes, uma ressalva: sem uma dieta equilibrada e exercícios, você pode apertar o corpo inteiro que não vai ter estímulo que dê conta dos quilinhos a mais. Mas se a dupla já faz parte do seu dia-a-dia e, ainda assim, está difícil abaixar os ponteiros da balança, comece a estimular os três pontos a seguir:

Cintura: imagine dois pontos, um de cada lado da sua cintura, localizados a dois dedos acima do seu umbigo. Pressione ambos, um de cada vez.

Joelhos: na lateral de cada um deles, encontre um ponto quatro dedos abaixo do osso principal e pressione.

Coxas: na lateral interna, conte três dedos acima do osso do joelho e pressione.


2. Dores no peito
Cansaço ou má postura causam dores terríveis no peito às vezes, o excesso de peso nas aulas de musculação também traz umas dorzinhas. Para se livrar delas, estimule os dois pontos a seguir:

Mamilos: encontre as costelas logo abaixo de cada um deles e pressione a região localizada entre elas.

Pulsos: acompanhando a linha do dedo mínimo, encontre um ponto entre o punho e a mão. Pressione.

3. Ansiedade
Além de respirar fundo, quando bater aquele desespero aproveite para fazer uma auto-massagem em dois pontos:

Pulsos: acompanhando a linha do dedo mínimo, encontre um ponto entre o punho e a mão. Pressione. Faça o exercício nos dois lados.

Espaço entre o polegar o indicador: com a palma virada para baixo, espalme a mão. Você vai pressionar um ponto encontrado entre a base do polegar e do dedo indicador.

4. Distúrbios da menstruação
Cólicas e descontrole do fluxo podem ser amenizados com o estímulo de três pontos:

Tornozelos: conte quatro dedos acima daquele ossinho saliente, na parte interna da perna, e pressione, dos dois lados.

Joelhos: conte três dedos abaixo do osso que marca o joelho, do lado interno da perna e pressione.

Barriga: meça dois dedos na linha bem abaixo do umbigo e pressione.


5. Sinusite e Alergias
Desconfortos respiratórios são um dos problemas que mais abalam o fluxo de energia pelo corpo. Isso porque a chegada de oxigênio às células fica supercomprometida. Para evitar que eles se agravem e acabem dando origem a outros males, estimule os pontos abaixo:

Rosto:- logo abaixo do olho, pressione o ponto que marca o início da cavidade óssea. Faça dos dois lados ao mesmo tempo.

Olhos: pressione a raiz do nariz, no final da sobrancelha. Faça dos dois lados ao mesmo tempo.

Nariz: ao lado de cada cavidade, onde o nariz encontra-se com o resto do rosto, existe um ponto. Pressione dos dois lados ao mesmo tempo.

6. Dor-de-cabeça
Para afastar esses fantasma, faça massagens em dois pontos:

Punho: pressione o primeiro ossinho saliente, ali no fim do punho e início do polegar.

Espaço entre indicador e polegar: aperte a área localizada entre as bases do polegar e do dedo indicador.

7. Transpiração excessiva nas mãos
Suavizar este desconforto é possível a partir do estímulo de um único ponto:

Palma da mão: encontre o ponto que fica bem no centro da palma da sua mão e aperte.

8. Zumbido nos ouvidos
Nem mesmo o ruído que insiste em azucrinar sua paciência escapa à atenção dos médicos orientais. Para dar fim nele, os especialistas recomendam duas massagens:

Queixo: abra a boca e encontre uma depressão entre a articulação da mandíbula com o maxilar. Aperte esse ponto, dos dois lados. Você pode fazer ao mesmo tempo ou alternado.

Orelhas: na base delas, encontre a saliência da mandíbula e aperte.

9. Mal-estar ou impressão de desmaio
Se sentir que os olhos estão escurecendo e a tontura se aproxima, não hesite e comece a estimular os pontos abaixo:

Buço: pressione com firmeza a região central do buço (área localizada abaixo do nariz e acima do lábio superior)

Pé: na planta do pé, ache o ponto entre o segundo e o terceiro dedo (considerando o dedão como marca inicial)

10. Dificuldades urinárias
Se você apresenta muito inchaço porque tem dificuldade de eliminar líquidos, faça massagens freqüentes num ponto:

Dedo mínimo: encontre o ponto localizado na primeira junta dele, contando de baixo para cima. Pressione os dedos das duas mãos.

Fonte: Minha vida

3 comentários:

  1. Adorei suas informações, tenho certeza pela própria vivência que funcionam. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom se funcionar ficarei feliz
    obrigada
    isabel

    ResponderExcluir
  3. Muito úteis essas informações. Vc poderia ilustrar, para facilitar o encontro dos pontos. Mas está ótimo, me ajudou bastante. Parabéns pelo blog....

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails