Ela é divina, relaxa os músculos tensos e aumenta o fluxo sanguíneo da pele . Mas os benefícios vão além do que você imagina
Um toque. Isso é o necessário para fazer as coisas acontecerem. Logo que as células nervosas sentem uma pressão firme na pele, elas disparam, em uma fração de segundo, o sinal de relaxamento para o cérebro, que ativa o sistema nervoso parassimpático. Nome longo, propósito simples: ele combate o stress ao apertar um botão gigante de reajuste em...
PULMÃO E BARRIGA
O nervo vago, a principal rodovia parassimpática entre o cérebro e os órgãos vitais, envia uma mensagem para os pulmões respirarem mais lenta e profundamente e para o sistema digestivo pegar o ritmo. O inverso acontece quando você está esgotada: os pulmões trabalham demais e o estômago demora para processar os alimentos.
CORAÇÃO
Durante massagens em costas, pescoço ou peito, o ritmo cardíaco pode diminuir em mais de dez batimentos por minuto. A pressão arterial cai até 8%.
SISTEMA IMUNE
Estimuladas pela pressão suave da massagem, as células brancas do sangue, responsáveis por combater infecções, aceleram sua atividade. Elas fazem uma patrulha vigilante, caçando e ajudando a matar as células virais, bacterianas e cancerígenas.
HORMÔNIOS DO ESTRESSE
Aquelas mãos que circulam sobre o seu corpo - mesmo que seja uma automassagem - podem fazer maravilhas a quem sofre com ansiedade. O nervo vago instrui as glândulas suprarrenais a reduzir a liberação de hormônios do estresse, como cortisol e vasopressina.
CÉREBRO
As ondas cerebrais começam a mudar. Se é de manhã e você está desperta, pode se sentir mais alerta depois de uma massagem. Caso receba a sessão à noite, as ondas cerebrais podem influenciar o padrão de sono, induzindo-a a dormir profundamente. Provocado pelos nervos parassimpáticos, o cérebro também intensifica a produção do neurotransmissor do bom-humor, a serotonina.
MECANISMO DE DORES
Você talvez nem precise de aspirina, pois a massagem desencadeia um poderoso alívio natural da dor. No caminho para o cérebro, a pressão captada pelas células nervosas da pele passa pela medula espinhal, um dos centros de dor do corpo. E sinais de pressão viajam mais rápido do que sinais de dor, bloqueando temporariamente quaisquer sintomas desagradáveis. Isso pode explicar por que seu instinto é pressionar um ponto doloroso depois de se machucar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário