As massagens, além dos fins estéticos e relaxantes, podem servir como aliada de tratamentos para a saúde. Conhecida como massoterapia, a técnica consiste em um conjunto de toques exercidos com as mãos ou outras partes do corpo e aparelhos sobre determinadas regiões.
Indicadas para aliviar dores, diminuir o estresse e a tensão, controlar as dores musculares, eliminar traumas e estimular a circulação sanguínea, as massagens precisam ser feitas por especialistas e, antes de iniciar um tratamento, o profissional deve indicar a melhor técnica para o caso.
“Essa é uma das grandes diferenças entre a massoterapia e a massagem comum. Além dela ser feita por profissionais altamente qualificados, antes do procedimento é feita uma entrevista onde podemos decidir qual será o direcionamento da terapia de acordo com a necessidade da pessoa. Ou seja, se ela tiver dor muscular, o massoterapeuta terá que utilizar técnicas diferentes das que usaria em alguém que quer apenas aliviar a tensão. Já um massagista comum segue uma mesma sequência de movimentos para todo mundo”.
As técnicas são de origem oriental, mas foram evoluindo de acordo com a necessidade do mundo ocidental. Embora usem métodos diferentes, o objetivo é comum: melhora física, psicológica e espiritual.
Tipos de massagens curativas
Shiatsu
Técnica desenvolvida no Japão, o shiatsu equilibra os canais de energia do corpo, traz bem-estar e ajuda no combate à insônia e ansiedade, melhora o sistema circulatório, trabalha a postura e alivia dores físicas, como nas costas ou nas articulações.
“A pressão do dedo do terapeuta atua no fluxo da energia, que circula no corpo onde percorrem os canais e meridianos, promovendo o equilíbrio da energia. Dessa maneira, faz fluir onde está bloqueado e seda onde está em excesso. A melhora dessa energia capacita o organismo a criar uma resistência natural, corrigindo os desequilíbrios internos, prevenindo patologias e tratando doenças crônicas e agudas”, explica a fisioterapeuta.
Ayurvédica
O principal benefícios da massagem conhecida como ayurvédica está na liberação de toxinas nocivas presentes nos músculos. A massagem é feita com toques profundos dos pés, mãos e cotovelos. A técnica também apresenta efeitos antidepressivos.
Desportiva
Indicada a indivíduos que praticam esporte, profissionalmente ou não, a massagem desportiva trabalha relaxando os músculos. Entre os benefícios estão a melhora da circulação sanguínea, oxigenação das células, recuperação dos músculos e recuperação do vigor físico.
Destoxi Drenante
A técnica é conhecida por utilizar derivados da biotecnologia marinha que desintoxica a pele e drena o organismo equilibrando as funções metabólicas. A massagem destoxidrenante combina movimentos da massagem drenante com técnicas da massagem oriental e relaxante.
“Os resultados são garantidos: desintoxica, elimina toxinas, equilibra as funções metabólicas, diminui edemas, combate a flacidez e relaxa a musculatura”.
Abhyanga
Conhecida como massagem indiana, sua principal característica é o uso de óleos nutritivos que ajudam os tecidos a eliminar as toxinas. O óleo é morno e escolhido de acordo com as características biológicas do paciente, os movimentos são leves e eliminam as toxinas do corpo.
”Se feita regularmente, relaxa músculos, nervos e juntas. E como atua diretamente nos sistemas linfático, sanguíneo e nervoso, também estimula o sistema digestivo. Além, claro, de a massagem proporcionar um bem estar e relaxamento”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário