quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Terapia por massagem - A dança das mãos

Movimento e sincronia na nobre arte de cuidar

Uma vez a massoterapia foi comparada a uma Valsa, sim, dança uma dança das mãos. Um antigo Médico chamado Claudio Galeno, enfatizou que a arte de friccionar estruturas, necessitava de certa dose de sincronismo e força. O mesmo foi reconhecido na China e na Índia, quanto às terapias manipulativas.
 
Observado dois dançarinos em pleno movimento de dança, parece uma espécie de ritual, onde comparado aos tijolos do universo Yin e Yang se completam e se unem. As mãos hábeis da massoterapia são rígidas, ritmadas e compassadas, através dessas ações o terapeuta consegue seu objetivo que é proporcionar homeostase geral. Precisa realmente estar em sintonia, é necessário treino e dedicação. Tudo necessita de equilíbrio, força e resistência. Hipócrates afirmou, que o corpo é o teatro que exerce as técnicas de Anatripsis (massagem),...Avicena acrescentaria, que a nobre arte da massagem é uma musica tocada com as mãos ,onde o instrumento é a própria saúde do paciente.
 
Para quem é mero observador a massagem é uma forma de relaxar, outro mais conhecedor, saberá que existe uma terapia em andamento e outro mais cético, achará perda de tempo. Assim como o tango, que, para os conhecedores é uma forma rudimentar de lutar, para os leigos é uma beleza e para os amantes verdadeira poesia, não passam de expressões da mesma coisa, “dança”. Assim também é com a massoterapia, alguns acham beleza, outros nada encontram e outros veem poesia... Depende apenas do ponto de vista.
 
 
 
Adaptações.
ABRAMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget
Related Posts with Thumbnails