terça-feira, 27 de novembro de 2012

Massagem Intuitiva

A Massagem Californiana tem a sua origem no Instituto Esalen, na Califórnia, razão pela qual é chamada de Massagem Esalen. No entanto, pela natureza da sua técnica, é também apelidada de Massagem Intuitiva. A Massagem Californiana é o resultado do "casamento" entre a clássica Massagem Sueca e uma técnica de trabalho corporal de profunda sensibilidade, que Charlotte Selver "importou" da Alemanha.
Esta forma de Massagem é conhecida como método modificado onde a forma Californiana,de massagem é a técnica com o toque objetivo. Este objetivo pode estar relacionado com o alívio da dor muscular, alívio do stress, aumento da consciência corporal ou reequilíbrio integral. A Massagem Californiana não pretende curar, mas privilegiar o descanso e o desenvolvimento da sensibilidade corporal.
Desenvolvida no Instituto Esalen a partir das modificações das terapias corporais e da educação física com o governo Kennedy em 1960. Desde então, a Massagem Californiana tem vindo a passar por várias etapas de contínua estruturação e consolidação técnica. Os terapeutas de Massagem Californiana devem estar oficialmente credenciados pelo Instituto Esalen, que por sua vez levam seus profissionais para receberem credenciamento bodywork.
O Instituto Esalen foi o berço da corrente New Age, e lá foram criadas inúmeras terapias que combinavam filosofias e práticas orientais e ocidentais. Essa técnica emblemática da massagem de relaxamento e mobilização emocional evoluiu e ampliou sua aplicação “para abordar o tratamento da dor crônica e dos problemas de postura tão característicos das pessoas que levam uma vida urbana e estão submetidos a altos níveis de estresse”.
Quanto à forma de aplicação. Numa sessão de Massagem Californiana, o paciente torna-se um elemento ativo no processo de tomada de consciência do seu corpo. Este tipo de massagem caracteriza-se pela utilização de óleo em todo o corpo e por amplos movimentos de mãos numa sequência de manobras suaves, lentas e agradáveis, onde a atenção pessoal é mais importante do que a técnica. Assim, cada sessão de massagem é um acontecimento único. A Massagem Californiana tem em conta a globalidade do paciente, respeitando escrupulosamente a sua personalidade e forma de estar. Em geral o terapeuta de massagem aprende disciplinas de anatomia, fisiologia, massagem Sueca, métodos ciensiológicos e técnicas naturopatas Alemãs de massagem.

Fonte.
H&h Discovery mulher. 2012
The Esalen Institute - Big Sur, California-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails