quinta-feira, 8 de março de 2012

Terapias naturais amenizam o estresse nas mulheres


Nesta quinta-feira (08/03) será comemorado o Dia Internacional da Mulher, data marcada pela luta por melhores condições de vida para as mulheres. Atualmente o sexo feminino usufrui dos direitos conquistados anteriormente, mas ainda tem um longo caminho pela frente para acabar de vez com os obstáculos impostos pela sociedade. “Situações como discriminação no trabalho, assédio sexual e violência provocam estresse, favorecendo o surgimento de várias doenças”, observa Joaquim Francisco Pereira da Fonseca, psicólogo e terapeuta holístico.

O estresse pode ser definido, de maneira científica, como um conjunto de reações do organismo frente a estímulos internos ou externos. Em excesso, o estresse é devastador e pode até levar a morte. “Além das situações do cotidiano, nas quais as mulheres têm que dar conta da casa, do trabalho, dos filhos, do marido e de suas atividades pessoais – quando sobra tempo-, aspectos físicos como as alterações hormonais, influenciam o estado emocional e intensificam os efeitos causados pelo estresse”, afirma Fonseca, membro do Sindicato dos Terapeutas do Estado do Rio de Janeiro (Sinter-RJ).

Entre as manifestações provocadas pelo estresse estão acessos de raiva, úlceras estomacais, queda de cabelo, enxaqueca, ataques do coração, ansiedade e outra doenças. “Esta é a ponta do iceberg, pois vários estudos revelam que quando o indivíduo está em uma situação de escolha desesperada o organismo libera cortisol e a reação em cadeia resulta em comportamentos fora dos padrões, afetando o sistema imunológico e facilitando o surgimento de enfermidades, como o câncer”, ressalta Paulo Edson Reis Jacob Neto, terapeuta holístico e presidente do Sinter-RJ.

Dificilmente alguém consegue ficar um dia sem passar alguma situação estressante. Paulo destaca que hoje deixar de se estressar é como deixar de respirar ou de comer. “Da mesma forma que é possível melhorar a alimentação, também é possível reduzir o nível de estresse, melhorando a qualidade de vida e prolongando a juventude. As terapias naturais são uma alternativa para promover a saúde, tratar males que afetam o organismo e combater o estresse”, enfatiza Paulo, que também é especialista em Psicohomeopatia e Ortomolecular.

A música é um dos artifícios que podem ser usados a favor do equilíbrio do corpo e da mente. Na musicoterapia são trabalhados os hemisférios cerebrais, equilibrando a relação entre o pensar e o sentir e resgatando a estabilidade do indivíduo de maneira coerente. “A melodia tem o poder de trabalhar o emocional, a harmonia, o racional e a inteligência do indivíduo. A força que organiza o ritmo provoca respostas motoras, dando suporte para a expressão corporal e a improvisação de movimentos”, explica Fonseca.

Os toques exercidos na massoterapia são outra forma de aliviar o estresse. O contato pode ser feito com as mãos ou outras partes do corpo e com aparelhos. A energia do massoterapeuta tem que ser positiva, já que ela será sentida pelo paciente. “Para quem gosta de aromas, a aromaterapia é ideal. Alecrim, hortelã, jasmim, erva-doce e inúmeras outras plantas tem a capacidade de provocar efeitos benéficos em um indivíduo. A aromaterapia é um ramo da fitoterapia e sua principal vantagem é o uso de elementos naturais, com mínimos efeitos colaterais”, esclarece Paulo.

A acupuntura, um método milenar da Medicina Tradicional Chinesa, é uma boa estratégia para quem quer minimizar o estresse. O uso das agulhas tem como finalidade a obtenção do equilíbrio energético. As picadas são praticamente indolores e a aplicação é feita em pontos específicos. “A terapia Floral é outra opção muito indicada. Os florais ajudam o corpo a encontrar momentos de paz e relaxamento ao reequilibrar as energias nos momentos estressantes. De qualquer maneira a melhor forma de prevenir o estresse é cuidar da alimentação e praticar exercícios físicos”, acrescenta Paulo.

Sindicato dos Terapeutas do Estado do Rio de Janeiro
SINTER-RJ, órgão representante dos Terapeutas Naturistas do Estado do Rio de Janeiro
Site: http://www.siterrj.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails