sábado, 24 de março de 2012

O Imperador Amarelo (Dica de leitura)

A sabedoria do Tao em primorosa adaptação

Segundo a lenda, a China foi fundada há mais de cinco mil anos por Huang Di, o Imperador Amarelo, homem dotado de sabedoria e talentos divinos. A ele também atribui-se o estabelecimento dos fundamentos do taoísmo, filosofia que considera o homem o elo entre o Céu e a Terra. De difícil tradução, o Tao pode ser definido como o caminho do autodesenvolvimento e a compreensão de seus princípios leva as pessoas a uma vida mais equilibrada.

O livro "O Imperador Amarelo", de Heloísa Prieto, reconta um conjunto de fábulas e lendas dos antigos sábios chineses. A luz e as trevas, a generosidade e a avareza, a vida e a morte, a ignorância e o conhecimento, o amor e o ódio são abordados em narrativas simples que buscam apontar o caminho para o aperfeiçoamento espiritual.

Na primeira parte, estão reunidas 17 fábulas e lendas de antigos sábios, de forte caráter mítico, cujos personagens - entre monges, guerreiros, imperadores, princesas e dragões --, em uma atmosfera de sonho, aventura e magia, se vêem diante de dilemas cuja solução requer discernimento e muita reflexão para que possam alcançar seu objetivo primordial: viver em harmonia.

Na segunda, em linguagem simples, encontramos os ensinamentos de mestres como Lieh Tse, cujas fábulas apresentam um humor inesperado e original; Li Po, tido como o maior de todos os poetas chineses; ou Ho Hsien-Hu, considerada a padroeira das mulheres que optaram pelo caminho do Tao.

Além de adequado a um público de ampla faixa etária, o trabalho de adaptação dá conta de resgatar o sabor das narrativas lendárias e uni-lo à apresentação do conteúdo sapiencial da tradição taoísta. Desse modo, "O Imperador Amarelo" é um livro que simultaneamente emociona e instrui - como só os mitos conseguem fazer.

O Imperador Amarelo
Heloísa Prieto
Apresentação e coordenação da pesquisa: Paulo Bloise
Editora Moderna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails