domingo, 11 de março de 2012

O poder milagroso das massagens...

A ciência do toque na massagem é um conjunto de sensações tatéis que surgem da estimulação sensorial da pele e músculos, promovendo respostas profundas em tecidos moles, e estruturas viscerais e sistema nervoso autônomo.


O toque profissional, é especializado e intencional seguindo de sistemas e de padrões realizados para atingir um resultado especifico, é uma forma de comunicação emocionalmente mais poderosa do que a fala.

Além da sensação de bem estar,as massagens causam relaxamento e melhora no apoio emocional, e devido a essas sensações causam também efeitos considerados mecânicos, neurais, químicos e fisiológicos, ou simplesmente mecânicos e reflexos.

O efeito reflexo da massagem ocorre de modo indireto. Os mecanismos neurais são influenciados pela intervenção e pela ação manual sobre os tecidos e a massagem é uma forma de intervenção. O efeito reflexo da massagem é talvez mais importante que sua ação mecânica.

O corpo esta sujeito a uma série de estressores que provocam respostas reflexas e involuntárias que envolvem os nervos sensoriais, o sistema nervoso autonomo, e nervos motores. Esses fatores de estresse tem intensidade e frequencia variadas, podem ser leves, intensas, episodios ou crônicos.

A ação reflexa sobre o sistema autonomo gera sensação de bem estar, estimulos de secreções sebáceas e sudoríparas, aumento da temperatura, vasodilatação, hiperemia ativa, e aumento do fluco de nutrientes, remoção de produtos catábolicos e metabólicos, a faciliatação da atividade muscular, a estimulação do processo de cicatrização, alívio da dor, e aumento dos movimentos articulares, estimulação das atividades viscerais, e remoção das secreções pulmonares.

E podem atuar nos efeitos psiquicos, tendo como resposta o relaxamento fisico, alivio da ansiedade e tensão (estresse), estimulação de atividade física, sensação geral de bem estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails