segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Objetivos e funções da massoterapia



A massagem é uma forma terapêutica que, por meio do toque, busca o conhecimento do corpo humano, dos sinais vitais, e o equilíbrio da energia da vida, bem como do melhor funcionamento do corpo. Sua base relaciona-se ao sistema circulatório, para o equilíbrio de órgãos e vísceras. Neste equilíbrio o organismo humano procura o controle das doenças e a eliminação de toxinas, juntamente com a compensação dos órgãos debilitados.

Ao massagearmos os músculos do corpo auxiliamos na circulação do sangue e dos vasos linfáticos estimulando os órgãos do aparelho digestivo e excretor e melhorando o desempenho dos pulmões e da pele, além do tônus muscular.

Porém, como qualquer prática, a massagem pode ter contraindicações. Na fase aguda da artrite e do reumatismo, em ferimentos graves, cicatrizes e queimaduras, equizemas e pressão alta, a massagem não deve ser utilizada. Apenas apos o tratamento e medicação desses sintomas, pode-se aplicar a massagem e mesmo assim, de forma suave.

Principais manobras na massagem

As manobras são as ações que utilizam corretamente os dedos e as mãos, com força e pressão adequadas proporcionando bem estar ao paciente.

São elas:

•Pressão: com a palma da mão ou dos dedos
•Fricção: com os dedos ou palma das mãos, em movimentos circulares
•Amassamento: com dedos ou mãos, firmemente sobre os músculos e depois, soltando-os
•Vibração: utilizam-se os dedos como molas, trepidando
•Percursão: região da palma, iniciando suavemente
•Empurrão: usa-se o polegar ou a palma da mão para deslocar a pele
•Rolamento: usa-se a parte dorsal da mão, rolando-a sobre o corpo

Para as manobras pode-se usar óleos aromáticos, misturados com essências de plantas medicinais. Os mais usados são eucalipto, alecrim, manjericão e sálvia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails