quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Massagem Ayurvédica - Bem estar para o corpo e para o espírito



Em sânscrito, AYU significa vida e VEDA significa conhecimento ou ciência. A Massagem Ayurvédica faz parte do sistema Indiano de saúde denominado Medicina Ayurvédica. É uma técnica pouco conhecida no ocidente, que foi desenvolvida durante 30 anos pela indiana Kusum Modak ,mestra indiana que vive em Pune e dedica sua vida a ensinar e expandir esta técnica. Hoje, no Brasil a maioria das pessoas que trabalha com a Massagem Ayurvédica tem raiz no trabalho da Kusum. A partir de 2005 quando Kusum esteve no Brasil, adotou-se o nome YogaMassagem para diferenciar esta técnica de outras técnicas de massagem dos tratamentos ayurvédicos. A Yoga Massgem Ayurvédica é a união da yoga iyengar e a massagem ayurvédica tradicional.É a associação do conhecimento milenar do Ayurveda com as manobras e alongamentos do Yoga e vem sendo consagrada como uma das técnicas mais completas de massagem, cada vez mais procurada por pessoas que buscam bem-estar e qualidade de vida.

A técnica consiste em toques profundos, manobras de alongamento e de articulações. Este belo trabalho dissolve bloqueios físicos e emocionais, elimina toxinas, promove correções posturais e mudanças nos padrões respiratórios, o que traz consciência para os antigos padrões de condicionamento adquiridos ao longo da vida.

O terapeuta corporal Luis Henrique de Oliveira, que atende em Passo Fundo, foi um dos poucos que tiveram a oportunidade de participar de uma turma de Kussum, aprendendo as mais variadas técnicas da Yoga Massagem. Segundo Luis, o grande diferencial é entender a mente da Índia em relação à massagem. “Pra nós do ocidente a massagem serve para relaxar, aliviar o stress, em função da estética. Enquanto na Índia se procura massagem como nós procuramos fisioterapeutas ou ortopedistas. É uma massagem essencialmente terapêutica, que tem como foco tratar tanto males físicos como emocionais e energéticos”, explica o terapeuta.

A massagem que é procurada pelos mais variados perfis de pessoas, geralmente com problemas crônicos como hérnia, bico de papagaio, desgaste de vértebra, etc. é uma das técnicas de massagem mais completa. Ela atua a nível físico, emocional e espiritual. Ajuda a modelar o corpo na drenagem linfática, realinha toda a estrutura ósseo-muscular, alivia as tensões (mesmo as consideradas crônicas), fortalece o sistema imunológico, desintoxica o organismo e tem efeito anti-stress e anti-depressivo. Dá ao corpo maior flexibilidade com o alongamento da musculatura e mobilidade nas articulações. As pessoas ficam mais bonitas com mais energia, a pele fica mais vitalizada e mais jovem. Além de atuar no campo emocional, podendo liberar e "limpar" emoções que ficaram bloqueadas em alguma fase da vida. Atua também no campo energético/espiritual, alinhando e reativando os centros de energia do organismo (chakras), desbloqueando o fluxo da energia vital. Propicia também um profundo processo de autoconhecimento e transformação de forma natural e consciente.

Assim como o emocional reflete no físico, o físico reflete no emocional” diz Luis Henrique. Mas como isso acontece? Muitos de nós não estamos acostumados a expressar nossas emoções e desejos adequadamente, vivemos "engolindo sapos" ou disfarçando e escondendo sentimentos. Estas emoções acabam ficando armazenadas em nosso corpo criando bloqueios energéticos que posteriormente vão se manifestar como algum distúrbio físico. Através do toque e da reorganização do fluxo energético no organismo, a yoga massagem libera e cura estes bloqueios possibilitando uma vida mais harmoniosa e feliz. A YogaMassagem Ayurvédica é especialmente recomendada para problemas de coluna, dores musculares e stress. Em relação a doenças graves, gestantes ou pessoas idosas é recomendado que a massagem seja aplicada por um profissional bem experiente. A Massagem dura, em média uma hora, mas é de extrema importância que a pessoa tenha um tempo tranqüilo após a sessão. O ideal é reservar pelo menos uma hora e meia para cada sessão. A quantidade de sessões, como em qualquer terapia, vai variar de pessoa para pessoa, conforme o caso e a capacidade de recuperação do próprio organismo. O terapeuta deve ser sempre informado do estado de saúde de seu cliente e dos resultados obtidos para que possa adequar a seqüência e a intensidade da Massagem para cada indivíduo.

"De fato, emocional reflete no físico. Por exemplo, o teu torcicolo pode ser resultado da sua teimosia. Se você tratar o torcicolo, você está mandando uma mensagem para o seu espiritual para que você não seja tão teimoso”, diz o terapeuta corporal Luis Henrique de Oliveira"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails