segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Massagem oncológica



Massagem é perigoso para pacientes com câncer?

Existe algum debate sobre se ou não a massagem é perigoso para pacientes com câncer. A resposta curta a esta pergunta é: depende, e você deve conversar com seu oncologista. O câncer é extremamente complexo, e porque existem tantos tipos de câncer, há alguns casos em que a massagem é perigoso para pacientes com câncer, e outras em que ele pode realmente ser muito benéfico. Especialmente durante o tratamento, é importante consultar um médico sobre quais modalidades de massagem seria seguro para você.

Em todos os casos, a massagem do câncer requer treinamento especial, e você deve ir a um massagista ou enfermeiro que tenha sido especificamente treinados para dar massagem para pacientes com câncer. É importante usar um toque muito leve, delicado, e para evitar colocar estresse em lugar de radiação, locais onde a cirurgia foi realizada, ou locais de tumor. O massagista que aprendeu a trabalhar com pacientes com câncer também serão informados sobre que cremes de massagem e óleos são seguros, e ele ou ela terá a experiência de fazer a massagem confortável e agradável. Massagem é perigosa para pacientes com câncer nas mãos de um massagista inexperiente, por isso certifique-se de encontrar um terapeuta certificada e altamente recomendado.

A principal razão algumas pessoas temem que a massagem é perigosa para pacientes com câncer é que há um receio de que a massagem pode causar câncer de metástase, porque estimula o fluxo do fluido linfático no corpo. Estudos têm sugerido que isso pode ser o caso de algumas modalidades de massagem profunda do tecido, mas que a massagem suave é, provavelmente não vai levar a uma propagação do câncer. O que mais preocupa é o linfedema, uma condição causada por agrupamento de linfa nos membros, uma massagista que não é experiente no trabalho com pacientes com câncer podem causar linfedema por acidente.

Muitas pessoas acreditam que a terapia do toque é muito benéfico, especialmente para pacientes com câncer, que às vezes se sinte muito isolada e com medo. Uma massagem muito suave pode ajudar a reduzir o estresse para pacientes com câncer, e as reduções nos níveis de estresse pode beneficiar o sistema imunológico, bem como a própria visão da vida. Nos casos em que massagem de corpo inteiro não pode ser apropriado, terapeutas também pode oferecer massagem na cabeça e pescoço e reflexologia para os seus clientes.

Alguns hospitais oferecem até mesmo serviços de massagem e outras terapias para seus pacientes de oncologia, indicando a sua posição no debate sobre se a massagem é perigosa para pacientes com câncer ou não. Se você optar por usar um terapeuta fornecido pelo hospital ou um recomendado por um membro de sua equipe médica, sempre discutir sua situação com o terapeuta antes de iniciar sua sessão, e estar ciente de que alguns massoterapeutas pode pedir para ver um atestado médico para confirmar que o seu médico acredita que a massagem é ideal para você. Também é extremamente importante para se comunicar, assim que você sentir qualquer dor ou desconforto durante a sessão, durante uma massagem de oncologia, os clientes devem ter uma sensação de conforto e bem-estar, sem tensão, dor ou estresse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails