domingo, 12 de fevereiro de 2012

Crenoterapia



A crenoterapia é o tratamento feito através de ingestão e banho de águas minerais.
Uso e aplicação das águas minerais, como recurso terapêutico.

As águas minerais constituem sem dúvida, um dos meios terapêuticos mais antigos, usados em medicina. Coube a Herótodo, o pai da história, estabelecer os princípios fundamentais da crenoterapia. Deve­-se a ele o estabelecimento da duração da cura termal em 21 dias, embora cada tipo de tratamento seja diferente, podendo variar para mais de 21 dias ou menos.
Isto ocorreu ao redor do ano 450 a.C., portanto o uso terapêutico das águas minerais datam de aproximadamente 2.500 anos.

fonte:google (águas de ibira)

Crenoterapia e a água mineral sulfurosa

A cidade de Poços de Caldas deve sua origem às fontes de águas sulfurosas.

Essas águas emergem através de fendas na rocha fonolítica. Essa rocha é recoberta por uma camada de conglomerado vulcânico, PUDINGA, de espessura variável, que na Fonte Pedro Botelho é de cerca de um metro. O Grupo Pedro Botelho e a Fonte dos Macacos distanciam-se de 574 metros. Conservam, a mesma composição química, o que indica provirem de uma mesma raiz subterrânea.

Todas as águas termais são alcalinas, mineralizadas, sulfurosas, sódicas, contendo gás sulfídrico. Denominam-se águas sulfurosas ou sulfuradas aquelas que quimicamente contém enxofre em quantidade superior à 1mgr/litro.

Suas principais características são:

1. Odor típico, caracterizado pela presença de ácido sulfídrico.
2. A untosidade proporcionada pela matéria orgânica nela contida.
3. A temperatura (a maioria são águas hipertermais).

Por serem águas mineromedicinais, são dotadas de propriedades específicas, e portanto, adequadas aos tratamentos de diversas enfermidades.

Formas de administração das águas sulfurosas

1. Administração por via oral ou hidropinicaca: é o procedimento pelo qual se ingere quantidades variáveis de água mineromedicinal, prévia avaliação médica, constituindo uma verdadeira atitude terapêutica.

2. Aplicação externa ou balneação: é a atitude pelo qual o indivíduo permanece imerso ou semi-imerso, e recebendo diretamente os efeitos das águas mineromedicinais.

3. Duchas gerais e locais: consiste na aplicação de um jato livre de água, de maior ou menor calibre e pressão cuja ação é puramente mecânica, sendo portanto um procedimento mais hidroterápico, que crenoterápico.

Exemplo típico, a ducha escocesa. Procedimento dos mais eficazes é a chamada DUCHA MASSAGEM, onde, com o paciente deitado, deixa-se cair sobre o mesmo água sulfurosa, enquanto dois massagistas trabalham, um a cada lado, adequadamente a cada região corporal.

4. Inaloterapia: constitui na aplicação direta dos vapores sulfurosos sobre as vias respiratórias superiores e inferiores. Sua ação reside na recuperação da mucosa respiratória por duas vias: boca e nariz, segundo a patologia seja de via aéreas inferiores (bronquite, laringetraquites, bronquiecatasias, asma, etc.) ou em via superiores (sinusite, adenosite, rinite, hipertróficas, etc.)

5. Irrigações: as águas sulfurosas podem ser aplicadas diretamente sobre regiões orgânicas acessíveis e podem classificar-se em:

a. Irrigação de fossas nasais.
b. Irrigação da boca e orofaringe.
c. Ducha retal ascendente.
d. Irrigação intravaginal ascendente (simples ou imersa).

6. Vaporização: consiste no ato de receber diretamente um jato de vapor sulfuroso sobre as zonas previamente delimitadas, atuando o mesmo, de maneira classificamente definida sobre patologias dermatológicas.

As indicações das águas sulfurosas são:

- Doenças reumáticas juvenil e de adulto
- Espondilite Anquilosante
- Esclerose Sistêmica Progressiva
- Osteoartroses e Espendiloartroses
- Febre Reumática não ativa
- Síndrome Microcristalinas (Gota e PseudoGota)
- Artropatias Infecciosas e Parainfecciosas em fase não aguda
- Esofagites
- Gastrites
- Úlceras
- Duodenites
- Bronquites Catarrais
- Asma Bronquica
- Bronquiectasias
- Laringotraqueites
- Faringites
- Adenoidites
- Rinites catarrais e hipertróficas
- Azena
- Eczema crônico
- Processos urticariformes
- Ezemátides circunscritos
- Liquen plano e hipertrófico
- Eczema seborréio
- Úlceras varicosas
- Psoríases
- Moléstias do Sistema Nervoso Central e Periférico
- Moléstias do Sistema Cardiovascular
- Afecções genitais e urinárias (altas e baixas)
- Doenças metabólicas e nutricionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails