sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Massagem para ATM ( Articulação temporo-mandibular)




Indicação: Massagem que visa aliviar as dores causadas por problemas de ATM.

Descrição: Relaxa a musculatura da região da face. Alivia também as dores de cabeça, dos ombros e da coluna vertebral geradas pelo problema.

Disfunção ou Distúrbio da ATM ou Disfunção Temporo-Mandibular (DTM) é termo usado para descrever vários sintomas que envolvem a ATM e as estruturas relacionadas a ela. Aproximadamente 60% da população mundial sofrem de alguma disfunção nessa articulação.

A ATM é a articulação mais usada do corpo humano, sendo responsável pela abertura e fechamento da boca durante a mastigação, fala e deglutição.

Cada articulação temporo-mandibular é composta pelos ossos temporais e a mandíbula. Os sintomas que a disfunção temporo-mandibular podem apresentar são variados: dores na ATM, dores facial, ao redor do ouvido, de cabeça, sensação de ardências no nariz, garganta e língua.

Por vezes, há rigidez e inchaço na ATM, mastigação dolorida, estalos e crepitação ao fechar ou abrir a boca, pressão e zumbido nos ouvidos, perda de audição, dores no pescoço e ombros.

Dessa desordem buco-maxi-facial podem advir irritabilidade, depressão e estresse.

Outro sinal que pode indicar uma disfunção na ATM é a amplitude da abertura da boca. Esta abertura não deve ser menor que aproximadamente 3 dedos, ou seja, 4,5 centímetros.



Duração: 30 minutos.

2 comentários:

  1. Muito bom. exelente materia, era o que eu estava precisando pra me esclarecer...obrigada.
    William... agora sei como procurar tratamento correto. um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, pela exelente materia, agora estou diante de uma solução,de um problema que venho sofrendo a muito tempo, ja fiz varios exames, e nunca ninguem me deu um diagnostico tão correto assim, cada um dizia uma coisa, e nada se resolvia. Mas agora, encontrei exatamente o que fazer pra ir diretamente ao ponto do problema, e resolver. obrigada!!! Deus o abençõe...William...um abraço...Cidinha- PR.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails