terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Técnicas naturais garantem o equilíbrio do organismo e da mente



Antigamente o homem buscava a cura para seus problemas de saúde a partir dos elementos encontrados na natureza. Com o avanço das ciências e da tecnologia, outras formas de cura foram descobertas, como os medicamentos, e a interação com a natureza para manter o equilíbrio do organismo foi deixada de lado. “Os terapeutas naturais visam resgatar os benefícios que a natureza pode proporcionar ao corpo e utilizar técnicas não invasivas para manter a saúde”, explica Paulo Edson Reis Jacob Neto, presidente do Sindicato dos Terapeutas do Estado do Rio de Janeiro (Sinter-RJ).

Paulo ressalta que o objetivo principal das terapias naturais é extrair da natureza o bem-estar e a cura para as doenças. Alguns tratamentos são milenares e têm raízes gregas, chinesas e egípcias, povos que obtiam a cura de males físicos e mentais através da natureza. “É possível ter mais saúde através de mudanças na alimentação, terapias manuais, terapias de movimento, massagens, terapias de vibração, aquáticas, controle mental, respiração, meditação, naturopatia, técnicas com base na medicina chinesa e até de métodos de correção de postura”, aponta.

A nutrição ortomolecular, por exemplo, atua de forma a restabelecer o equilíbrio orgânico do organismo e a estimular um processo de desintoxicação através dos alimentos. “Uma série de fatores serão analisados, como biótipo do paciente, seus hábitos alimentares, estilo de vida, genética e resultados de exames específicos. A partir da compilação destes dados é prescrita uma dieta personalizada, que através dos nutrientes, irá resgatar a energia e a vitalidade do paciente, agindo na origem das doenças e desequilíbrios”, esclarece.

A acupuntura, o shiatsu e a reflexologia são algumas das técnicas com base na medicina chinesa. A acupuntura é um dos procedimentos mais conhecidos, no qual são utilizadas agulhas para harmonizar o organismo. “É um tratamento que equilibra o corpo e a mente e que pode ser utilizado para curar males do organismo e também com fins estéticos. O shiatsu é uma espécie de massagem, na qual o indivíduo senta em uma cadeira especial e o profissional faz pressões em determinadas áreas do corpo. E a reflexologia também é baseada na pressão de certos pontos do organismo”, acrescenta.

Já a naturopatia é uma terapia holística, que busca a cura através de métodos naturais como a hidroterapia e a geoterapia. “A filosofia da naturopatia é que o corpo pode curar a si próprio desde que tenha os meios adequados e necessários. É como um estilo de vida, que vê o homem como parte integrante da natureza. A naturopatia possui efeitos a longo prazo e ajuda a prevenir doenças, promover e recuperar a saúde e a qualidade de vida do indivíduo”, explica Paulo.

O Sindicato dos Terapeutas do Estado do Rio de Janeiro (Sinter-RJ) fica na Rua Carmela Dutra, 61. Tijuca - Rio de Janeiro/RJ. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (21) 2567-3307 / (21) 8485-6730.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails