terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Massagem e a "Arte de Tocar"




Com a proliferação das "quick massage" encontradas em aeroportos e até mesmo super mercados um numero muito maior de pessoas começou a ter acesso ao que antes era restrito a algumas clinicas e/ou SPA's; Onde algum tempo atrás se encontrava massagem clássica ou shiatsu hoje vemos uma gama enorme de opções de tratamentos relaxantes e até massagens terapêuticas com promessas capazes de resolver os mais diversos tipos de problemas.

Hoje muito difundida a massagem deixa de ser uma exclusividade de pessoas com problemas de tensão, coluna, etc. e passa a fazer parte do dia a dia das pessoas que buscam uma melhor qualidade de vida e, estas por sua vez, estão cada dia mais exigentes com relação ao que querem e ao trabalho prestado.

Quando comecei há quase 30 anos atrás tive a oportunidade de aprender que mais importante que "massagear" era "Tocar", independente da técnica, Shiatsu, Esportiva, Terapêutica entre outras, o que importa é entrar em contato com a outra pessoa, é enxergar com os dedos, é permitir que a sua "intuição" mostre o ponto que precisa ser massageado para assim você poder "tocar" a pessoa.

É claro que para isso acontecer tive que me permitir ser tocado, tive que me permitir entrar em contato comigo mesmo e nesse momento iniciei a uma busca que continua até hoje pela minha própria essência e é essa busca interior que nos permite entrar em contato com outro ser - humano.

Aprendi que cada meridiano do corpo (canais de energia) filtra um tipo de energia e que essa energia esta relacionada com um tipo de sentimento e que isso pode servir para você se conhecer melhor achei fantástico... ai descobri que na verdade era outro tipo de sentimento... ou outro... por exemplo, o meridiano do estomago filtra a energia gerada pela ansiedade, ou será pelo nervosismo, ou pela crítica... existe sim um significado, mas ele pode ser diferente de pessoa para pessoa e que "Tocar" não é seguir regras e receitas.

Uma das diferenças entre "Massagear" e "Tocar" é que é impossível "Tocar" de maneira igual pessoas diferentes ou até mesmo varias vezes a mesma pessoa, a pessoa que pressiona com a mesma força, os mesmos pontos, na mesma seqüência e dá a eles o mesmo significado, esta seguindo um roteiro e se utilizando dele para fazer massagem, o que pode ser bom, mas não é "Tocar".

Para transformar a massagem na "Arte de Tocar" é preciso compreender algumas diferenças...

A massagem é o começo, o "toque" é o caminho.
A massagem é técnica, o "toque" é entrega.
A massagem impõe, o "toque" sobressai.
A massagem limita, o "toque" amplia.
A massagem fica no corpo, o "toque" na energia.
A massagem alivia, o "toque" compreende.
A massagem espera, o "toque" faz acontecer
A massagem é o físico, o "toque" é a alma.

A "Arte de Tocar" é transformar regras em opções, é buscar a maneira única de massagear cada pessoa, é buscar o significado especifico de cada tensão, de cada dor, é ajudar quem permitir ser "tocado", a perceber e compreender que ele não é apenas humano, mas sim um "SER"-humano .

"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana". (Carl Jung)

Escrito por Claudio Maradei

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails