quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Os benefícios da massagem



Um dos grandes benefícios da massagem é a redução da tensão muscular, a técnica afeta os músculos de todo o corpo e “solta” as regiões mais endurecidas

A massagem é uma terapia holística que causa efeitos no corpo e na mente, a técnica envolve a manipulação e a mobilização de tecidos referentes aos tendões, articulações, músculos, ligamentos e pele e é importante para o bom funcionamento do sistema linfático.

Com as mãos o massagista estimula de forma mecânica os tecidos moles, causando efeitos no sistema circulatório e estimula os receptores nervosos cutâneos, dos músculos, articulações e tendões resultando em relaxamento e tonificação.

Um dos grandes benefícios da massagem é a redução da tensão muscular, a técnica afeta os músculos de todo o corpo e “solta” as regiões mais endurecidas. Além disso, a massagem auxilia na circulação periférica, em especial para remoção de fluidos pelo sistema linfático, aumenta a mobilidade e amplitude de movimento das articulações, acalma o sistema nervoso, melhora o aspecto da pele e alivia dores agudas e crônicas.

“A massagem promove diversos benefícios para o corpo humano, atua no sistema nervoso com efeitos sedativos contra a dor, favorece o relaxamento físico e psíquico e reduz a tensão, prevenindo estados de stress, ansiedade e insônia. A massagem também atua diretamente nos órgãos internos melhorando o funcionamento e eliminando resíduos orgânicos. Além disso, facilita a absorção de líquidos, prevenindo inchaço e dissolve as acumulações de gordura, prevenindo desta forma a celulite”, conta a fisioterapeuta e coordenadora do Buddha Spa, Karina Yakari.

Os benefícios da massagem não se restringem aos adultos, em crianças ela auxilia na imunidade e no desenvolvimento do sistema nervoso, já nos idosos, a massagem ajuda a resolver problemas como dor, ansiedade, edemas nas pernas e depressão.

Segundo a fisioterapeuta, a massagem suave pode propiciar alguns dos resultados que seriam conseguidos através de exercícios. “A massagem pode ser realizada em pessoas de qualquer idade. Tratar as crianças com massagens fortalece o sistema imunológico e melhora o sistema digestivo e respiratório. Nos adultos, pode diminuir o estresse, eliminar dores agudas ou crônicas e promover mais qualidade de vida. A grande maioria dos idosos são sedentários, muitas vezes por dolorosas artrites, dificuldade de equilíbrio ou problemas circulatórios. O contato social é um componente chave da saúde e felicidade dos idosos, pois oferece todos os benefícios já conhecidos pelos clientes mais jovens, em particular a massagem para os idosos é ainda mais eficaz devido aos desafios tanto emocionais quanto físicos que experimentam”, ressalta Karina.

Estudos revelam que os estímulos resultantes das massagens auxiliam na imunidade de pacientes com câncer que pode ser explicada por uma redução do estresse causado por esse diagnóstico.

A massagem só é contra-indicada em pacientes que apresentam algum sintoma de erupção cutânea, inchaços, problemas cardiovasculares como trombose ou outros males circulatórios.

“Qualquer pessoa que não apresente essas contra-indicações pode receber uma terapia a qualquer momento. A frequência ideal para aumentar a saúde, bem-estar e prevenir possíveis dores ou doenças é fazer massagem uma vez por semana”, conclui Karina Yukari.

Revide On-line
Texto: Pâmela Silva

* Publicado em 29/11/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails