terça-feira, 8 de novembro de 2011

China lançará grande pesquisa sobre recursos de medicina tradicional chinesa



A China lançará em breve sua quarta pesquisa nacional sobre recursos de medicina tradicional chinesa (MTC) para garantir o desenvolvimento sustentável da indústria, segundo autoridades de saúde pública.

Os trabalhos preparatórios foram concluídos e um programa piloto para a pesquisa será iniciado em breve, cobrindo seis províncias e regiões, incluindo Hunan, Hubei, Sichuan, Xinjiang e Yunnan, disse Wang Guoqiang, vice-ministro da Saúde.

Wang, também diretor da Administração Estatal de Medicina Tradicional Chinesa, falou neste domingo durante a reunião anual de profissionais farmacêuticos do país.

A última pesquisa do tipo, realizada entre 1983 e 1987, mostrou que a China possuía mais de 12 mil tipos de recursos de MTC, cuja maioria estava na natureza selvagem.

Especialistas preveem que este resultado provavelmente já mudou após mais de duas décadas.

"Uma nova pesquisa é necessária para fazer planos gerais para a administração, proteção e utilização de recursos da MTC", disse o professor Huang Luqi, vice-presidente da Academia Chinesa de Ciência Médica Chinesa.

A pesquisa também pode ajudar no estabelecimento de um sistema de avaliação dinâmico para os preciosos recursos, acrescentou Huang.

A MTC refere-se em geral ao sistema médico chinês integral baseado no equilíbrio e na harmonia do corpo.

Entre os componentes da MTC estão os remédios tradicionais de ervas e terapias inerentes, incluindo acupuntura, exercício físico e massagem terapêutica.

Dados oficiais mostram que a indústria da MTC registrou um bom resultado em 2010, com um valor de produção que aumentou 29,5% ao ano e chegou a 317,2 bilhões de yuans (US$ 50 bilhões), superando o de toda a indústria farmacêutica do país.

Além disso, especialistas previram que o valor da produção anual da MTC na China superará 1 trilhão de yuans (US$ 157,6 bilhões) até 2015.

(por Agência Xinhua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails