sábado, 26 de novembro de 2011

Massoterapia ajuda na sua saúde e beleza



Massoterapia atua na saúde e na estética. Circulação, sistema linfático e pele são beneficiados pelos movimentos.

Muita gente vive em busca da beleza e acaba esquecendo que um corpo bonito também deve ser saudável. Saúde e estética caminham juntos, se complementam e devem receber atenção da mesma forma, cada aspecto com suas peculiaridades. O terapeuta ortomolecular Paulo Edson Reis Jacob Neto destaca que os procedimentos estéticos promovem resultados nas duas dimensões. “Algumas técnicas ajudam a reduzir medidas e estimulam o sistema linfático e circulatório ao mesmo tempo”, exemplifica.

A massoterapia é uma técnica de massagem na qual são feitos toques com as mãos, outras partes do corpo ou aparelhos sobre os tecidos moles, articulações, alongamentos e aplicações com diferentes temperaturas. “O objetivo é promover resultados terapêuticos, estéticos e esportivos. Os movimentos fazem com que o paciente relaxe, reduzindo o estresse e as dores musculares”, ressalta Paulo, presidente do Sindicado dos Terapeutas do Rio de Janeiro (Sinter-RJ).

Outros benefícios da massoterapia são a redução dos líquidos e toxinas do corpo, auxilia na recuperação de lesões musculares e também previne as distensões. A massagem é eficaz para a redução da fadiga após a realização de exercícios físicos intensos.

“Os toques ainda ajudam a aumentar a flexibilidade. A vantagem da massoterapia é que a sensação de bem-estar se prolonga, já que o relaxamento alivia o cansaço físico e mental e melhora a disposição”, aponta o terapeuta

O toque ativa elementos sensoriais que induzem alterações nos neurônios, glândulas, músculos e na mente.

A associação destas alterações tem como consequência a emoção, ultrapassando os limites da sensação física do tato.

“Isso explica a razão pela qual a massagem tem o poder de minimizar os estados de ansiedade, nervosismo, estresse, tensão, irritabilidade e outras condições relacionadas à saúde psicológica que pode comprometer a saúde física do organismo”, esclarece.

A pele é outro órgão que se beneficia dos movimentos da massoterapia. Devido à redução de líquidos a técnica contribui no combate a celulite e melhora o aspecto da pele. “Os cremes e demais cosméticos utilizados para a execução da massagem hidratam a pele, deixando-a mais macia e menos ressecada. A alimentação é um fator que pode potencializar os resultados, assim como a prática de exercícios físicos regulares. A receita para a saúde realmente são os hábitos de vida saudáveis”, enfatiza.

O profissional que utiliza as diferentes técnicas de massagem é denominado massoterapeuta e é ele que decidir quais são os movimentos mais indicados de acordo com o caso. “É feito um diagnóstico, sempre levando em consideração as necessidades do indivíduo. A conversa entre o massoterapeuta e o cliente antes das sessões é fundamental, pois seus objetivos determinam o conjunto de movimentos da massoterapia que serão realizados. Nas massagens comuns o profissional utiliza uma série geral para todos”, acrescenta.

Mesmo com tantos benefícios a massagem não é uma boa opção para quem sofre com doenças mentais graves, câncer, trombose, flebite e osteoporose severa. “Em caso de hemorragias, feridas abertas, febre e queimaduras a massoterapia também não deve ser realizada. O profissional deve avaliar todas as regiões do corpo para se certificar se há ou não algum sinal de contra-indicação, evitando qualquer dano ao organismo. Ter conhecimento sobre anatomia e patologias é imprescindível para exercer esta profissão”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails