sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Saiba como a massagem pode vitalizar o corpo e a mente



O estresse nos estudos, a correria maluca e o excesso de exigências profissionais e pessoais deixam qualquer um exausto e é o organismo quem sofre as consequências. Quando, pela falta de tempo ou puro sedentarismo, não há uma prática de esportes ou atividades físicas regulares, a baixa no bem-estar pode chegar ao extremo. "O sedentarismo potencializa estes efeitos que prejudicam a saúde em geral. Para melhorar a disposição e beneficiar o corpo uma boa massagem pode ser a solução", afirma a terapeuta Simone Frazão.

De acordo com Simone, a massagem é uma terapia holística, que causa efeitos no corpo e na mente. A técnica envolve a manipulação e a mobilização de tecidos referentes aos tendões, articulações, músculos, ligamentos e pele e é extremamente importante para o bom funcionamento do sistema linfático. "É um dos recursos fisioterápicos mais antigos e constituem a abordagem manual da profissão dos terapeutas. Cada gesto tem um resultado diferente", destaca.

Com as mãos o terapeuta estimula de forma mecânica os tecidos moles, causando efeitos no sistema circulatório e estimula os receptores nervosos cutâneos, dos músculos, articulações e tendões resultando em relaxamento e tonificação. "A massagem também tem efeitos de drenagem nas vias respiratórias e previne a formação de aderências do tecido conjuntivo após cicatrizações", explica Simone que também trabalha com terapia natural.

Estudos indicam que a massagem pode aumentar em até 15% a oxigenação no sangue, ao estimular os nervos que suprem os órgãos internos, pois os vasos sanguíneos ficam dilatados. "O ritmo da pressão aplicada determina um aumento maior ou menor no fluxo sanguíneo e tem efeitos sobre a movimentação da linfa, líquido que drena as impurezas e resíduos para fora das células do tecido", evidencia.

Cada gesto ou forma de manipulação no paciente tem um nome específico, que indica a maneira como o terapeuta vai atuar e quais serão os resultados. "Fricção, deslizamento superficial, deslizamento profundo, amassamento, vibração, percussão e muitas outras manobras constituem a massagem. Umas implicam em efeitos mais intensos em um ou outro sistema do organismo", esclarece Simone.

Um dos grandes benefícios da massagem é a redução da tensão muscular. Segundo a terapeuta, a técnica age nos músculos de todo o corpo e ‘solta’ as regiões endurecidas (tensas). "A tensão muscular reduz a circulação sanguínea e linfática na área afetada, por isso a importância da massagem. A técnica ainda estimula os tecidos musculares que estão fracos e flácidos", ressalta.

O aumento da mobilidade e a amplitude nos movimentos das articulações também são efeitos percebidos para quem se utiliza dos benefícios da massagem. Com ela, a elasticidade dos tecidos é revigorada (melhorando o aspecto da pele), o sistema nervoso é acalmado, a digestão e o funcionamento intestinal são potencializados, o que ajuda no alívio de dores crônicas e agudas. "Os resultados são uma melhoria integral da saúde do organismo e o aumento na qualidade de vida", finaliza Simone Frazão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget
Related Posts with Thumbnails