terça-feira, 8 de novembro de 2016

O PAPEL DA MASSAGEM



As massagens são uma ótima opção de tratamento para auxiliar na redução do stress e da depressão, proporcionando uma vida com mais qualidade. Os movimentos no momento da massagem provocam uma sensação de calma e tranquilidade, afastando as causas principais da ansiedade e da depressão. A massagem , traz conforto e relaxamento. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que até 2020 a depressão será uma das principais causas de incapacidade no mundo e esta  é uma previsão preocupante. A verdade é que a maioria das pessoas são afetadas por algum tipo de depressão em algum momento das suas vidas.

Embora as causas profundas não sejam ainda totalmente compreendidas, um fator fisiológico da depressão está relacionado com um baixo nível de um neurotransmissor, a serotonina. A serotonina é responsável pela transmissão de mensagens do sistema nervoso e contribui para uma sensação de bem-estar.

Baixos níveis de serotonina podem causar dificuldades em lidar com emoções intensas da maneira mais adequada, levando algumas pessoas a agir de forma impulsiva ou a comportar-se de forma agressiva, agir de forma auto-destrutiva e ainda retira lucidez na nossa percepção acerca da realidade.

Tem sido demonstrado que a massagem eleva os níveis de serotonina o que acaba por ser um elemento extremamente importante na luta contra a depressão. Os benefícios fisiológicos positivos da massagem fazem com que seja efetivamente um bom complemento à psicoterapia e à prescrição de antidepressivos.

A massagem ajuda ainda na redução da ansiedade porque age sobre a hormonio responsável pelo stress, o cortisol, trazendo mais tranquilidade e proporcionando relaxamento.

Um estudo recente do Touch Research Institute e da Duke University mostrou que a massagem é eficaz para reduzir os níveis de cortisol, elevando ao mesmo tempo os níveis de serotonina, durante e depois de uma sessão de massagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails