sábado, 1 de junho de 2013

Você sabe como funciona a massagem?


Você sabe como funciona a massagem?

O médico especialista em medicina alternativa Alex Botsaris explica como ela age no nosso corpo, sua origem e seus benefícios para nossa saúde.

Por Alex Botsaris*

Eu adoro massagem e costumo indicá-la aos meus pacientes como um excelente instrumento para interromper o estresse e recuperar o bem-estar, mas vejo que nem sempre é um recurso valorizado pela maioria dos médicos. 

Na minha avaliação, massagem faz muito bem à saúde e deve ser usada sempre que possível como uma das medidas de prevenção de doenças. O termo massagem vem do francês “massage”, palavra inspirada em massa (a do pão) e nos movimentos feitos com a mãos pelos padeiros na sua confecção. 

Vinda da Suécia, a massagem ficou famosa na Europa no século XIX, onde o esgrimista Per Henrik Ling criou o Real Instituto de Ginástica, para desenvolver técnicas de tratamento para problemas músculo-esqueléticos. Nesse instituto foi criada a massagem sueca, que depois se popularizou no resto do continente europeu.

Na verdade, a massagem já era conhecida desde a antiguidade, só que não contava com uma sistematização, um nome, e a organização de publicações, como no trabalho realizado Ling. 

Médicos de Roma e da Grécia antigas, como Hipócrates – o pai da medicina – e Galeno usavam a massagem como uma de suas armas terapêuticas. Há indicativos que é a mais antiga ainda, tendo sido usada por médicos chineses e indianos desde tempos imemoriáveis. 

Hoje em dia, escolas orientais como Shiatsu, Tui-Na e Ayurveda são as correntes mais fortes que existem no mundo em termos de fama, aceitação e número de praticantes.

Pessoas que não se aprofundaram na literatura científica existente, acham que ela tem utilidade apenas em problemas musculares. Ledo engano, seu potencial vai muito além disso.

Vários estudos publicados em diferentes países do mundo mostram que a massagem reduz a ansiedade, melhora o humor, pode ajudar a tratar de depressão e insônia e até mesmo em problemas mais sérios como anorexia nervosa e transtorno obsessivo compulsivo. 

Também possui capacidade de reduzir a dor e tem sido indicada nas crônicas da fibromialgia, lombalgia, cervicalgia e enfermidades reumáticas. Todas as ações citadas explicam porque ela é um excelente instrumento no combate ao estresse.

Ainda ajuda na circulação periférica, em especial para auxiliar a remoção de fluidos pelo sistema linfático – por isso é feita em casos de edema, em especial, causados pela remoção cirúrgica de gânglios linfáticos. Ajuda também em casos de constipação intestinal, para estimular os movimentos peristálticos e recuperar o ritmo intestinal.

Seus benefícios não se restringem aos adultos e alcançam os extremos da vida. Em crianças muito pequenas, representa um estimulo que melhora a imunidade e o desenvolvimento do sistema nervoso. Por isso vários trabalhos com recém nascidos, em especial, em populações com baixo nível social, mostram que tem o poder de acalmar melhorar o sono, aumentar a velocidade de ganho ponderal e até reduzir a mortalidade por doenças em geral. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails