sábado, 29 de junho de 2013

“O toque é insubstituível”


Massagens podem ser aplicadas em todas as fases da vida, desde os bebês, com a shantala, passando por jovens e adultos, trazendo benefícios no alívio de dores e estresse e, de forma especial, para os idosos. “Nessa fase da vida as articulações são mais restritas ao movimento e a massagem auxilia nessa questão, além de deixar a pessoa mais propensa e disposta a fazer atividades físicas, pois os músculos ficam mais tonificados”, explica a massoterapeuta Larissa Pohlig Nunes*. 

Ela explica que as massagens podem ser relaxantes, terapêuticas, quando agem no alívio de dores, geralmente aplicadas juntas, e ainda estéticas, para gordura localizada, celulite, além de tratamentos faciais diversos.


Conforme a massoterapeuta, muitas pessoas com idade acima dos 50 anos procuram a massoterapia em busca, principalmente, de relaxamento. Com relação à dor, as queixas são mais raras, pois muitos, especialmente as mulheres, tem vidas bastante ativas, inclusive com a participação em grupos da melhor idade, o que melhora inclusive o condicionamento físico diminuindo as dores. 


A massagem atua aumentando a sensação de bem estar porque eleva o nível de serotonina, conhecida como ‘hormônio da alegria’. “A massagem cria sensações que podem ter efeito calmante ou estimulante. Há estudos que também relatam que a massagem ajuda a ativar o sistema imune do organismo através do toque . Nenhuma máquina tem o efeito da mão preparada de um profissional. O toque é insubstituível”, acrescenta Larissa. 

Aprender a relaxar
Conforme Larissa, antes de aplicar massagens em idosos alguns fatores precisam ser levados em consideração, dentre eles os aspectos gerais da saúde, com liberação do médico. Mas, além disso, é preciso que os profissionais tenham a percepção de que muitas dessas pessoas não receberam. 

“Nesses casos é fundamental que a pessoa aprenda a relaxar. Num primeiro momento, especialmente os idosos que nunca receberam uma massagem, ficam tensos, não sabem ao certo como vai ser, mas aos poucos vão ficando a vontade e aprendendo a receber os benefícios da massagem, tanto para o bem estar quanto para o alívio de dores”. As sessões duram de 1h a 1h30min e são indicadas de uma a três vezes por semana. “Quem experimenta a massagem uma vez continua por toda a vida. O importante é que o primeiro contato seja agradável”, acrescenta Larissa. 


Como contra-indicações, a massoterapeuta aponta febre, inflamações ou doenças graves, dentre outras situações semelhantes. 


10 benefícios das massagens terapêuticas e relaxantes
Aumento do fluxo de nutrientes
Estimulação do processo de cicatrização
Alívio de dores
Aumento do movimento das articulações
Facilitação das atividades musculares
Estimulação das funções viscerais
Relaxamento físico
Alívio da ansiedade e da tensão
Sensação de bem estar
Aumento do fluxo sanguíneo e linfático

*Larissa Pohlig Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails