quinta-feira, 13 de junho de 2013

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA: ESTÔMAGO E PREOCUPAÇÃO

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA: ESTÔMAGO E PREOCUPAÇÃO

O estômago pela visão da Medicina Tradicional Chinesa é particularmente importante porque tem a função primária de preparar os alimentos que ingerimos para serem refinados pelo baço e classificados, ou seja, separados pelo intestino delgado. Como que isto acontece? O estômago funciona como um caldeirão que vai decompor o alimento que ingerimos. É nesta hora, dentro deste caldeirão, que acontece a quebra dos alimentos e inicia o processo de separação da parte pura e impura. Começa uma batalha para extrair a essência do alimento, o melhor dele, para a formação do sangue (xue) e da energia (qi). O sangue (xue) é formado pelo ar que respiramos e também pelos alimentos que ingerimos. O processo de formação do sangue e energia com os alimentos acontece da seguinte forma: o estômago envia a parte pura do alimento (essência) para o baço que fará a transformação e transporte, ou seja, ele guarda, transforma e transporta a parte pura do alimento para a formação do sangue e energia. A parte impura, que a princípio não será aproveitada para a formação do sangue, é enviada ao intestino delgado, para um novo processamento. O “resto”, o que sobrou no intestino delgado sem ser aproveitado passará por uma nova seleção, e repete-se o processo de separação e a parte impura será enviada ao intestino grosso. A energia (qi) retirada dos alimentos irá repor as energias que gastamos em nosso dia a dia com as nossas atividades físicas.

O estômago de uma pessoa adulta lida com aproximadamente 3 quilos de alimentos sólidos e líquidos diariamente. Após a digestão começa um trabalho junto com o baço para distribuir os nutrientes em todo o nosso corpo, principalmente nos músculos e membros superiores (braços) e inferiores (pernas). Então se o estômago e baço estiverem fracos, pode acontecer uma sensação de cansaço e peso nas pernas, padrão muito comum nos quadros de anemia, palavra que do grego significa “sem sangue”.

O que adoece o estômago com mais freqüência é a alimentação feita fora dos horários e também o hábito de ingerir alimentos sem cozimento, frios e gelados, que irão sobrecarregar o estômago ao fazer a quebra destes. O nosso estômago tem a temperatura média de 36 graus, e se o alimento chegar até ele, frio ou cru, será preciso que ele aqueça ainda mais para começar a digestão, mas isto provocará um consumo maior de energia. Quando tomamos algo gelado esfriamos a energia yang do elemento Terra (estômago e baço-pâncreas), que por sua vez vai “roubar” a energia do seu antecessor que é o elemento Fogo, causando um desequilíbrio interno. Este aumento do consumo de energia enfraquecerá o estômago, e terá como conseqüência a digestão lenta e o “empanzinamento”. Mas outras desarmonias também podem acometer o estômago, como: azia, gastrite, refluxo, vômitos, distensão abdominal, regurgitamento, compulsão por alimentos doces, arrotos e úlceras. Muitas gastrites e úlceras são diagnosticadas como de origem “nervosa”, porque são causadas por situações diretamente ligadas ao emocional. Pessoas muito ansiosas e preocupadas normalmente têm problemas de estômago.

A preocupação é a emoção que “governa” o estômago, ou seja, quem está sempre preocupado tem muita chance de ter problemas com o bom funcionamento desta víscera. Mas o que é preocupação? É ocupar-se antecipadamente com situações que talvez nunca vão acontecer. A preocupação é uma característica daquelas pessoas que estão sempre pensando no que pode acontecer no tempo seguinte. Há na preocupação uma coisa meio mágica, como se o simples fato de ficar preocupado pudesse afastar um mal previsto. A pessoa muito preocupada tem a fantasia que pode ter o controle da sua vida. Tudo deverá acontecer como ela organizou mentalmente, e como a vida não é em linha reta, quando algo sai do seu controle, causará um grande mal estar e frustração, e isto pode provocar muitas desarmonias no estômago.

De tanto se ocupar com os problemas reais e imaginários, e na maioria das vezes, apenas imaginários, a pessoa preocupada fica só pensando e realizando muito pouco. Sim, as pessoas muito preocupadas realizam muito pouco! Toda a sua energia fica concentrada em pensamentos, paralisando o seu movimento interno e externo. Mas o nosso organismo vai dar a sua resposta apresentando uma sensação de vazio no estômago. Disto vai resultar um forte desejo por doces, pois este é o sabor que governa o estômago. Quando a angústia e a preocupação começam a dominar os pensamentos, o organismo vai responder pedindo para ser preenchido por alimentos. Isto explica a compulsão por comida que a ansiedade e a preocupação provocam. Muitas pessoas buscam na comida uma forma de suprir o vazio que elas sentem na alma.

Preste atenção ao seu estômago, pois ele é o centro da sua nutrição, onde acontece a digestão dos alimentos e também das idéias. Sentir, pensar e digerir está intimamente ligado ao estômago, pois aquilo que não é “engolido” voltará em forma de regurgitamento ou vômito dos alimentos ou das emoções!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails