terça-feira, 18 de junho de 2013

Massagem Sueca

Origem da Massagem Sueca

Originou-se das antigas formas de massagem, aplicadas na Grécia. No início do Séc. XIX esta técnica voltou a aparecer mais intensamente, tornando-se popular na Europa através do desenvolvimento dado pelo ginasta sueco Per Henrik Ling, que aliou os seus conhecimentos de ginástica à prática da massagem aprendida na China, criando assim a técnica que ficou conhecida por Massagem Sueca. Ling era mestre em esgrima, viveu em Estocolmo no início do século XIX e foi o primeiro a estabelecer um conjunto de conhecimentos aplicados ao tratamento de problemas do aparelho locomotor.

A massagem Sueca relaxa os músculos, aumenta a circulação e ajuda o metabolismo.

É realizada com óleos terapêuticos, suas manobras são sempre em direção ao coração, alternando entre ritmos lentos e rápidos, pressões suaves e profundas e seguidas por alguns alongamentos.
E uma vez iniciada a massagem, jamais afastar aos mãos do paciente até o término da terapia.

Pesquisas realizadas, principalmente pelos suecos, apontam diversos efeitos benéficos da massagem para a musculatura, as articulações e o sistema nervoso central.

ARTICULAÇÕES - A massagem melhora sua flexibilidade e previne a degeneração da cartilagem articular

MUSCULATURA- A massagem regula o tônus muscular, relaxando o músculo tenso ou aumentando o tônus do músculo flácido. Provoca a elevação do fluxo de sangue na musculatura melhorando o aporte de oxigênio e outros nutrientes. Por fim, aumenta a elasticidade, prevenindo distensões.

SISTEMA NERVOSO CENTRAL - A massagem induz a liberação de endorfinas, aliviando o stresse, melhorando o sono e promovendo uma sensação geral de bem-estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails