terça-feira, 11 de junho de 2013

O fígado e suas propriedades, de acordo com a MTC (Medicina Tradicional Chinesa)


O fígado e suas propriedades, de acordo com a MTC (Medicina Tradicional Chinesa)


Se o Fígado estiver funcionando bem, a nossa energia vital (Qi) estará fluindo bem e estaremos bem dispostos e de bom humor, porém se a energia vital estiver estagnada por um determinado período, ocorrerá uma serie de problemas psicológicos como por exemplo: estado emocional melancólico de constante ressentimento, raiva, tristeza, desânimo e até depressão. Além disso, a sobrecarga hepática também pode provocar sintomas físicos como dores de cabeça, dores e tensões musculares, náusea, tontura, lesões que custam a curar, etc.



O Fígado é uma usina química com mais de 500 funções no organismo. Mas existem algumas principais: estocar e liberar energia (glicogênio) quando o corpo necessitar, eliminar as toxinas (radicais livres) produzidas pelo próprio organismo, secretar a bile, filtrar mecanicamente as bactérias, eliminar os "venenos" que ingerimos ou inalamos diariamente, sintetizar as proteínas do plasma, participar diretamente do processo digestivo, entre outras.

E, para quem pratica esportes, o fígado tem fundamental importância, pois é ele que fornece aproximadamente 85 % da energia para o exercício. Com a repetição e o aumento progressivo da intensidade dos exercícios, seguidos da boa alimentação e o descanso após cada sessão de treinamento fazem com que o fígado aumente gradativamente a sua capacidade de armazenar glicogênio.

Se você tem ou já teve um ou mais dos sintomas abaixo, provavelmente seu fígado não está funcionando plenamente ou está sobrecarregado:

Dor no hipocôndrio (região lateral direita do tórax, abaixo das últimas costelas), estado temperamental, irritabilidade constante, dores de cabeça na região temporal, dores no pescoço e na lombar, contraturas musculares de repetição, tontura, náuseas, visão turva, gosto amargo na boca, rubor facial, unhas quebradiças, cansaço sem motivo, insônia, urina de coloração amarelo escura, sensação de estufamento quando come, falta de fome, suspiros, tristeza, desânimo, depressão, regurgitação ácida, sensação de caroço na garganta, dificuldade para engollir, dores musculares em várias regiões do corpo ao mesmo tempo, zumbido, menstruação irregular, constipação intestinal e cãimbras.

CAUSAS:

Segundo a MTC, existem basicamente três agentes nocivos para o fígado: agentes externos, agentes internos e agentes decorrentes da dieta e hábitos de vida.

1.Agentes externos: Vento, Frio e Umidade. A pessoa que se expõe à estes fatores, também chamados de agentes perversos da natureza pode sofrer um bloqueio das funções do fígado e ter o fluxo de energia interrompido, causando vários distúrbios.
2.Agentes internos: As emoções - a raiva e a irritação constantes, a frustração, o ressentimento e o stress frequentes, provocam reações químicas que produzem radicais livres que afetam o bom funcionamento do corpo. Estas toxinas precisam ser quebradas e filtradas pelo fígado antes de serem eliminadas pela urina e isto provoca grande sobrecarga hepática.
3.Agentes decorrentes da dieta e dos hábitos de vida: o consumo de álcool, consumo frequente de alimentos gordurosos, carne vermelha, frituras, comidas muito condimentadas, fumo, uso excessivo ou incorreto de medicamentos, sedentarismo, inalar fumaça ou manter contato frequente com elementos químicos podem provocar mau funcionamento do fígado.

Agora que já sabes um pouquinho mais sobre este órgão, podes cuidá-lo melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails