quarta-feira, 13 de julho de 2011

O benefício da massagem no tratamento da dor



Pesquisadores dizem que a massagem proporciona alívio da dor e melhora o funcionamento diário

A massagem pode ser uma medicina com resultados, pelo menos quando se trata da dor lombar persistente, mostra um novo estudo.

A dor lombar é um dos principais motivos com que as pessoas procuram ajuda médica, e é notoriamente difícil de tratar. Estudos mostram muito poucas terapias médicas, como medicamentos, injeções e cirurgias, e algumas podem agravar o problema.

O novo estudo contou com 400 adultos com moderada a grave dor lombar que durante pelo menos três meses, em uma periodicidade semanal, realizaram massagens no corpo inteiro para relaxamento ou massagens que se concentraram nos problemas musculares específicos em torno da parte inferior das costas e quadris.

Outras pessoas foram designadas para o grupo de cuidados habituais e foram acompanhadas por pesquisadores, mas eles lidaram com seus problemas da maneira como quisessem, excluindo a massagem. A abordagem poderia incluir, por exemplo, tomar analgésicos e relaxantes musculares, visitas a médicos ou quiropráticos, fisioterapia, ou simplesmente não fazer nada.

Após 10 semanas, os participantes em ambos os grupos de massagem relataram maior média de melhorias na dor e no funcionamento diário em comparação com aqueles no grupo de cuidados habituais. E do tipo de massagem pareceu não importar.

Contudo, para a maioria, as melhoras observadas com massagem foram modestas. O funcionamento diário, por exemplo, melhorou, em média, entre 2 a 4 pontos em uma escala de 23 pontos. A média da dor melhorou cerca de 2 pontos em uma escala de 10 pontos.

Mas para uma minoria substancial, no entanto, as melhorias foram muito maiores. No final da intervenção de 10 semanas, 36% e 39% dos pacientes nos grupos de massagem, relataram que a dor era quase ou completamente inexistente, em comparação a 4% no grupo de cuidados habituais.

O estudo foi financiado pelo National Center for Complementary and Alternative Medicine e foi publicado no Annals of Internal Medicine.

"Eu acho que é uma boa notícia no sentido de que sugere que a massagem é uma opção útil que ajuda a alguma fração substancial desses pacientes", diz o pesquisador Richard A. Deyo, MD, professor do departamento de medicina da família da Universidade de Saúde e da Ciência de Oregon, em Portland. "Como na maioria dos outros tratamentos, a massagem não é como uma cura", diz Deyo, "mas é algo que parece oferecer um benefício significativo para um número substancial de pacientes".

Tradução: SIS.Saúde, com informações da WedMD. Disponível em: http://www.webmd.com/back-pain/news/20110705/study-massage-helps-treat-low-back-pain



Autor: Brenda Goodman
Fonte: WedMD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails