sexta-feira, 8 de julho de 2011

Não consegue aliviar sua dor nas costas? Tente massagem



Segundo um novo estudo, massagem não é só entretenimento: pode realmente aliviar dor nas costas.

Os cientistas recrutaram 401 pessoas, com idade média de 46 anos e dor moderadamente grave nas costas, mas não relacionada com nenhuma doença; geralmente, relacionada a tensões e distensões. Três quartos dos voluntários tiveram dor por mais de um ano.

Eles foram designados aleatoriamente para um de três grupos: um com massagem de relaxamento, uma técnica que massageia o corpo todo destinada a induzir uma sensação generalizada de relaxamento para aliviar a dor lombar. Outro grupo recebeu massagem estrutural, que visa identificar contribuintes específicos para a dor músculo-esquelética e liberar as tensões que causam o sofrimento. O terceiro grupo não recebeu nenhum cuidado especial e serviu como controle.

Os três grupos receberam um tratamento padrão também, incluindo analgésicos ou sedativos, exercícios para as costas e repouso.

Cada um dos grupos de massagem recebeu 10 semanas de tratamento, e no final desse período, os três grupos tiveram alguma melhora, medida pelas suas respostas sobre como realizar atividades de rotina sem ajuda, por exemplo, subir escadas sem usar corrimão ou levantar de uma poltrona sozinhos. Eles também foram convidados a avaliar o grau de seus sintomas em uma escala de 10 pontos.

As pessoas que receberam massagem tiveram pontuação significativamente melhor em ambos os sintomas e testes de função, passaram menos tempo deitados, tomaram menos remédios e estavam mais satisfeitos com seu nível atual de dor nas costas.

Com 26 semanas de tratamento, as pessoas no grupo de cuidados habituais continuaram a ter resultados menos eficientes do que as do grupo de massagem. Mas não houve diferenças significativas nas pontuações de dor nos três grupos.

Os pesquisadores não sabem de que forma a massagem diminui a dor nas costas, mas sugerem que ela pode estimular o tecido local ou causar uma reação mais generalizada do sistema nervoso central.

Também é possível que apenas passar o tempo em um ambiente relaxante ou ser tocado e cuidado por um terapeuta simpático poderia ter conduzido a uma melhoria. Além disso, as pessoas do grupo de controle sabiam que os outros grupos estavam recebendo massagem, e esse conhecimento pode tê-los levado a subestimar seu próprio progresso.

Ainda assim, os pesquisadores concluíram que a massagem tem poucos efeitos adversos e é um tratamento razoável para dor lombar. O tratamento foi tentado em pessoas que não estavam melhorando com abordagens usuais de medicina, e, sendo assim, a massagem é algo interessante a se tentar.


NewYorkTimes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget
Related Posts with Thumbnails