sexta-feira, 22 de julho de 2011

Bebês recebem massagem para se adaptar à escola


Dez minutos de massagem diária são suficientes para deixar um bebê confortável, seguro e adaptado a um local diferente. Essa técnica é colocada em prática a cada dia no Centro deEducação Infantil (CEI) Sigelfrid Poffo, no Bairro Vila Nova, em Joinville.

Três professoras estão à frente do projeto inovador na escola, usando técnicas de shantala – massagem indiana feita em bebês – para que os pequenos alunos sintam menos a diferença entre casa e escola.

Izabella Haffner Mello, de apenas um ano, ganhou a massagem na chegada ao CEI e adorou. Foram minutos de descontração, descanso e relaxamento, num ambiente bem aquecido e com música ao fundo.

A técnica vem sendo aplicada como um projeto experimental pelas professoras Rute Gonzaga Leones Tavares, Nelci Vera Schuck Medeiros e Alexandra Débora Martins dos Santos desde o começo do ano. O objetivo é deixar as crianças do berçário I mais tranquilas e que se sintam mais acolhidas num ambiente que, para o bebê, é estranho nos primeiros meses de convivência.

Nesta turminha, são 15 pequenos entre quatro meses e um ano e três meses. Eles passam pela sala todos os dias, e cada um recebe cerca de duas sessões semanais da massagem.

Os resultados já são percebidos. As crianças estão mais calmas, mais afetuosas com as educadoras e levaram um período menor para se adaptar. Se antes esse processo era de pelo menos três meses, hoje, não passa de duas ou três semanas.

Contato aproxima os educadores e os alunos
Para a professora Rute, é importante o contato físico, o jeito de tocar no bebê para que ele se sinta calmo e firme um vínculo afetivo, um novo relacionamento com as professoras.

– Os pais gostaram da ideia. Alguns participam, aprendem e fazem em casa – comenta Alexandra.

A Secretaria Municipal de Educação irá avaliar os resultados obtidos no CEI do Bairro Vila Nova, já que o projeto ainda é experimental. Caso sejam positivos, a iniciativa pode se estender, no próximo semestre, para outros centros de Educação infantil, também em caráter experimental.

GISELE KRAMA

Fonte: Diário Catarinense (SC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails